[hurd-br] Re: Estado do Hurd-BR

  • From: Miguel <maiguel@xxxxxxxxxxx>
  • To: hurd-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Wed, 27 Aug 2003 22:43:51 +0100

Marcio Kuchma <marcio@xxxxxxxxxxxxx> writes:

> [...]
>
> Nas ultimas semanas tenho divagado sobre qual seria o objetivo no Hurd-BR?
> Qual o motivo da existencia do grupo?
>
> - Traduzir documentacao. Hmm, qual a utilidade disso? IMHO, o Hurd eh um
> sistema essencialmente para hackers e fucadores. Esta em evolucao. Quem
> lida com ele nao esta a fim de usa-lo como desktop/servidor e sim como
> fonte de estudos/desenvolvimento. Sera que esse publico-alvo precisa de
> ddocumentacao mastigadinha em portugues? Nao sei - acho que nao. Esse
> pessoal vai direto na fonte e busca as informacoes no original.

Acho que traduzir documentação tem sempre sentido:

  o ajuda a divulgação (é inegável! Ler documentação na nossa língua é
    sempre melhor do que em Inglês.);
  o ajuda o tradutor a consolidar conceitos. A mim pessoalmente tem-me
    feito bastante bem ;)

> - Produzir uma distribuicao do Hurd voltada aos falantes da lingua
> portuguesa. Idem acima.

Porque não? Talvez não se justifique para já, mas podemos ter isso como
sendo um objectivo a longo prazo.

> - Ser um ponto aglutinador de informacoes sobre o Hurd. Uma especie de
> favoritos sobre o Hurd? Uma colecao de links talvez? Eh uma boa ideia, mas
> nao sei se na pratica teria utilidade.
>
> - Ser uma ponto de discussao sobre o Hurd, alem de "help-desk" no melhor
> estilo das listas Debian. Sim, aqui eu acho que teriamos um bom fundamento
> para o nosso grupo.

Sim, também dá jeito uma mailing list activa :) E, quando houver mais
pessoal, um canal #hurd-br...

> Mas pra isso precisamos de pessoas que queiram usar o Hurd e ter
> duvidas/solucoes... Vejo que voce esta tentando fazer isso Miguel - ja eh
> um comeco... :-)
>
> Alguem gostaria de expressar alguma opiniao sobre os topicos acima
> mencionados? Acrescentar, criticar, sugerir algo?
>
> Nao sei se sou muito pessimista, mas acho que eh isso ai. :-)

> Nao, nao experimentei isso ainda.
>
> A proposito, alguem aqui da lista tem tido experiencias bem-sucedidas com
> o Hurd? Se sim, poderia fazer relatos sobre isso?

Tenho algumas: consegui instalar o hurd K4 no meu portátil!!! Até o X
está a funcionar :) Como tenho uma pequena rede (3 computadores)
caseira, tenho também acesso à internet (tive a sorte da minha placa de
rede ser suportada...).

> Outra coisa: alguem esta informado sobre o desenvolvimento do Hurd num
> nivel mais geral? Coisas como ultimos avancos, ritmo dos trabalhos, areas
> mais problematicas, ultimas versoes, qual eh a relacao entre o Hurd e os
> microkernels (Mach, OSKit, outros bichos), etc?

Não muito. Sei que o gnumach1.3 vai sofrer (já sofreu) alterações
profundas na sua versão 2.0. Foi feito um "merge" com um "branch" do CVS
e a nova versão utiliza o OSKit. Recomendo o site
http://hurd.gnufans.org/ (talvez já conheçam) que tem muita informação.

--
Miguel