[hurd-br] Re: Estado do Hurd-BR

  • From: pietro <pietro@xxxxxxxxxxxxx>
  • To: hurd-br@xxxxxxxxxxxxx, Marcio Kuchma <marcio@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Wed, 27 Aug 2003 13:58:39 -0300

Quoting Marcio Kuchma <marcio@xxxxxxxxxxxxx>:

> Hmm, parece uma boa ideia. Mas que tipo de metas teriamos? Posso
> sugerir
> algumas obvias que sao:
>
> - Voltar o site ao ar;
> - Melhorar o site (em termos de visual e, principalmente, de conteudo).

eu acho que a gente poderia fazer um site no estilo dos sites da fsf, ou
usar um phpnuke da vida, pra faciliatr a edicao por varias pessoas.

> Porem, acho importante tambem debatermos a respeito da questao que
> mencionei no ultimo e-mail. Objetivos do grupo. Acredito tambem que as
> metas podem nortear isso, de certa forma.

as metas que eu vejo sao:

1) traducao da documantacao existente.

2) localizacao do hurd (traducao das mensagens dos translators, por
exemplo).

3) propaganda. divulgacao do site, da lista e algumas "palestras" sobre o
hurd por ai.

> O gnumach eh o microkernel que esta sendo utilizado "por default" no
> Hurd?

sim. o hurd roda em cima do gnumach pra "prover" um kernel unix-like.

> Por que ele eh problematico?

o mach (o gnumach e derivado dele) e velho e lento. as versao 1.3 do gnumach
e "usavel", essa e a versao "default" do debian gnu/hurd. ja o gnumach 2.0 e
o gnumach em conjunto com o oskit para que drivers e outros componentes que
faltam no (gnu)mach sejam usados de outros kernels (freebsd e linux). o
gnumach 2.0 tem varios problemas, nao compila/boota em varias maquinas e e
muito instavel.

desculpem a falta de acentos,
pietro.