[hurd-br] Re: Estado do Hurd-BR

  • From: Marcio Kuchma <marcio@xxxxxxxxxxxxx>
  • To: hurd-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Wed, 27 Aug 2003 22:16:41 -0300

On Wed, 27 Aug 2003 13:58:39 -0300
pietro <pietro@xxxxxxxxxxxxx> wrote:

> as metas que eu vejo sao:
>
> 2) localizacao do hurd (traducao das mensagens dos translators, por
> exemplo).

O Linux (kernel) tem isso? Traducao de mensagens? Eh uma curiosidade.
Alguem sabe dizer?

> 3) propaganda. divulgacao do site, da lista e algumas "palestras" sobre
> o hurd por ai.

Hmmm, isso eh bom. :-)

> o mach (o gnumach e derivado dele) e velho e lento. as versao 1.3 do
> gnumach e "usavel", essa e a versao "default" do debian gnu/hurd. ja o
> gnumach 2.0 e o gnumach em conjunto com o oskit para que drivers e
> outros componentes que faltam no (gnu)mach sejam usados de outros
> kernels (freebsd e linux). o gnumach 2.0 tem varios problemas, nao
> compila/boota em varias maquinas e e muito instavel.

Certo. Entao hoje o Hurd usa o gnumach 1.3, mas por questoes de drivers e
outros componentes, ele esta sendo migrado para o 2.0, que possui
integracao com o OSKit. Agora me situei. :-)

> desculpem a falta de acentos,

Ah nao - falta de acentos! Eu nao admito isso! ;-)

Marcio Kuchma