[hurd-br] Re: Estado do Hurd-BR

  • From: Marcio Kuchma <marcio@xxxxxxxxxxxxx>
  • To: hurd-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Tue, 26 Aug 2003 21:14:47 -0300

On Tue, 26 Aug 2003 23:15:39 +0100
Miguel <maiguel@xxxxxxxxxxx> wrote:

> [O projecto Hurd-BR está parado? Não consigo aceder à página e a mailing
> list está parada há muito... O que aconteceu?]

Sorry Miguel - infelizmente acredito que esta parado sim. Eu tenho vontade
de mexer com o Hurd, revitalizar a pagina, fazer alguma coisa... Mas, a
desculpa de sempre eh o tempo. :-/

Acredito que os demais aqui da lista estao assim...

Nas ultimas semanas tenho divagado sobre qual seria o objetivo no Hurd-BR?
Qual o motivo da existencia do grupo?

- Traduzir documentacao. Hmm, qual a utilidade disso? IMHO, o Hurd eh um
sistema essencialmente para hackers e fucadores. Esta em evolucao. Quem
lida com ele nao esta a fim de usa-lo como desktop/servidor e sim como
fonte de estudos/desenvolvimento. Sera que esse publico-alvo precisa de
ddocumentacao mastigadinha em portugues? Nao sei - acho que nao. Esse
pessoal vai direto na fonte e busca as informacoes no original.

- Produzir uma distribuicao do Hurd voltada aos falantes da lingua
portuguesa. Idem acima.

- Ser um ponto aglutinador de informacoes sobre o Hurd. Uma especie de
favoritos sobre o Hurd? Uma colecao de links talvez? Eh uma boa ideia, mas
nao sei se na pratica teria utilidade.

- Ser uma ponto de discussao sobre o Hurd, alem de "help-desk" no melhor
estilo das listas Debian. Sim, aqui eu acho que teriamos um bom fundamento
para o nosso grupo.

Mas pra isso precisamos de pessoas que queiram usar o Hurd e ter
duvidas/solucoes... Vejo que voce esta tentando fazer isso Miguel - ja eh
um comeco... :-)

Alguem gostaria de expressar alguma opiniao sobre os topicos acima
mencionados? Acrescentar, criticar, sugerir algo?

Nao sei se sou muito pessimista, mas acho que eh isso ai. :-)

> Já alguém conseguiu colocar o gnumach2.0 (oskit) a funcionar? Estou a
> ter muitas dificuldades e não encontrei muita ajuda...

Nao, nao experimentei isso ainda.

A proposito, alguem aqui da lista tem tido experiencias bem-sucedidas com
o Hurd? Se sim, poderia fazer relatos sobre isso?

Outra coisa: alguem esta informado sobre o desenvolvimento do Hurd num
nivel mais geral? Coisas como ultimos avancos, ritmo dos trabalhos, areas
mais problematicas, ultimas versoes, qual eh a relacao entre o Hurd e os
microkernels (Mach, OSKit, outros bichos), etc?

Seria material interessante e estimulante para discussao - eu, p.ex., nao
estou a par dessa questao do OSKit...

Sobre o site e a lista...

Sim, o site esta fora realmente, mas quem pode falar sobre isso eh o
Capitulino (ele que tem acesso ao servidor). Que se passa Capitulino?
Precisa de outro espaco em outro servidor para o site?

Quanto a lista, eu gostaria de fazer uma chamada com os membros (que tem
vontade de serem ;-)) ativos, mas a ideia ficou estacionada (caiu na mesma
categoria dos topicos que citei anteriormente). Entretanto acredito que
sejamos apenas quatro individuos: Capitulino, Rafael, Miguel, Marcio
Kuchma (eu). Acredito que existam brasileiros (portugueses eu nao sei)
mais engajados no desenvolvimento do Hurd... estes ou nao sabem do grupo
ou se abstiveram de participar (eu preferiria programar do que estar aqui
a justificar a existencia do grupo :-)).

Qual a opiniao dos outros colegas de grupo sobre tudo isso?

Marcio Kuchma