[O Velho News] Re: Jogos 2004

  • From: O Velho <ovelho@xxxxxxxxxx>
  • To: Odimar Nogacz <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Wed, 15 Dec 2004 18:46:25 +0000

Respondendo mensagem enviada por Odimar

> Tou curioso pra escutar a opiniao do Velho.......

Sendo assim, vamos lá ! Pelo menos alguem da valor a opinião de um
velho... hehehe :)

Primeiro quero parabeniza-lo e agradecer pelo seu email ! Sao emails
assim que fazem desta lista ser o que ela é. Dentro do escopo,
provocando uma discussao e participacao de todos, extremamente
pertinente.

Bom, minha situacao é meio atípica pois, alem de estar longe do meu
desktop, onde esta hora provavelmente eu ja teria comprado e instalado
o HL2, minha maquina em casa tb nao esta "sarada" o suficiente para
apreciar estes ultimos jogos como devem ser apreciados. O DOOM3 mesmo
eu desisti, depois de travar na tela de apresentacao. Tudo bem que
estava exatamente com os drives errados instalados mas a frustacao nao
me deu motivacao para reinstala-lo. Assim, nao posso opinar sobre o
DOOM3 nem sobre o HL2.

Quero comecar minha avaliacao de fim de ano nao com um jogo especifico
mas com o ato de jogar em si. Estar aqui na casa de um amigo que é
mais que um "hardcore gamer", mas um "gameólogo", me fez refletir com
mais propriedade sobre os consoles como plataformas. A luz da coleção
de consoles e games que meu amigo possui, foi possivel discutir e
poderar sobre os prós e contras, e ainda discutir ardorosamente sobre
o que é "gameplay". Estou visceralmente convencido que consoles sao
fantasticos em diversos aspectos. Como alguns exemplos, torna o ato de
jogar mais sociavel, levando o jogo do "quartinho escuro, isolado e
impenetravel aos mortais" para a sala de estar da familia. A TV
(objeto que nao desperta medo nos menos inciados tecnologicamente),
associada a relativa simplicidade do gamepad consegue angariar para o
mundo dos games a mais pacata dona-de-casa. Alem disso, pude me
deliciar com a simplicidade e genialidade de games como Super Monkey
Ball (http://www.sega.com/games/game_temp.php?game=supermonkeyball)
para o GameCube, que a primeira vista parece infantil mas, numa
avaliação mais aprofundada, temos certeza de como ele é infantil!
Contudo, esta simplicidade infantil, muitas vezes atribuida aos jogos
do GameCube como um todo, nao representa necessariamente um jogo ruim,
muito pelo contrário ! É genial ! Enfim, aliado ao livro que estou
terminando de ler: Trigger Happy: The inner life of videogames
(http://www.amazon.co.uk/o/dt/assoc/handle-buy-box=1841151211), este
ano para mim, especialmente este final de ano, foi marcado pela
abertura de horizontes, antes muito focados na plataforma PC.

Agora aos jogos em si, primeiramente pelos ja citados. Como falei, me
abstenho de comentar HL2 e DOOM3, as "estrelas" do ano. The Sims 2 eu
comprei e, mesmo sem ter jogado (comprei mais para minha filha), pude
perceber a evolucao de uma forma geral.

FarCry foi realmente uma grande e grata surpresa ! Graficos
excelentes, jogabilidade otima, boa historia, mapas fantasticos (um
pouco grandes demais para Multiplayer), excelente AI. Como já foi dito
por um "reviewer" que não me lembro qual foi, "FarCry é o Half-life
outdoor". O ponto alto pra mim foi a solidez da engine grafica do
jogo, a "CryEngine"
(http://www.crytek.de/technology/index.php?sx=cryengine) que ainda vai
dar muito o que falar (e dor de cabeca aos concorrentes).

O ano pra mim fecha ainda com a minha volta para um MMORPG, o Conquer
Online (http://www.conqueronline.com/). Depois de experiencias no
Ultima Online, algumas frustrantes, o Conquer me devolveu o prazer do
MMORPG. Para mim, esta é a categoria de game mais fantastica e
extraordinaria e a que mais me atrai. Nao cabe aqui descrever minhas
razoes, talvez em um outro email... Mas em contraposicao ao UO, no
Conquer morrer não e uma tragedia nem se leva seculos para evoluir.
Tudo e mais simples, divertido e bonito. Nao quero desmerecer com isso
o UO, um jogo que admiro muitissimo. Apenas o Conquer é mais simples,
menos "escravizante" e, por consequencia, mais divertido para mim.

Por fim, meus dois destaques do ano, e nenhum deles foi citado aqui :)

1) Pro Evolution Soccer 4
(http://uk.gs.konami-europe.com/game.do?idGame=66)

Havia abandonado os games de futebol no Fifa 99. Comecei com o 98 e
experimentei todos da serie FIFA ate o 2004. Contudo, meu preferido
era o 99. Devo salientar que nao sou nenhum fanatico por futebol,
muito pelo contrario ! Enfim, o PES4 é o melhor jogo de futebol que ja
joguei ate hoje. Simples para, quem quer apenas "bater uma bolinha" e
complexo, para os amantes das configuracoes. Graficamente lindo,
jogabilidade excelente. A versao PC é tao boa quanto a XboX, e rodou
sem problemas no meu notebook. Uma grata surpresa no já monótono
genero.

2) Full Spectrum Warrior (http://www.fullspectrumwarrior.com/)

Deixei o melhor para o final. Que jogo sensacional ! Acho dificil até
o HL2 superá-lo este ano em minha preferencia. Tudo bem que gosto nao
se discute mas a grandiosidade do FSW para mim não está na sua
excelente qualidade gráfica, nem na sua atualidade temática (combate
de guerrilha urbana), nem na sua jogabilidade tão surpreendente boa
que é possível jogá-lo prazeirosamente tanto no gamepad do XBox quanto
no conjunto teclado+mouse do PC (e eu o fiz !). A significância do FSW
para mim reside no fato de eu nao conseguir encaixá-lo em uma
categoria sequer ! Ou pelo menos em uma única ! O FSW possui fortes
elementos de um "shooter", fortissimos elementos táticos e
estratégicos, e ainda de ação e, porque não dizer, simulação ! Já
havia comentado sobre ele no velho
(http://www.ovelho.com/news.php?cod=1767) e pude dar uma olhada rapida
na minha copia de avaliacao extendida antes de sair de casa. Minha
sorte foi que meu amigo aqui tem ele para o XBox :) Assim, estou
podendo desfrutar deste jogo surpreendente.

Por fim, acho que uma das caracteristicas mais importantes para mim em
relacao a um jogo é a inovação, traduzida na pratica, o jogo tem que
me surpreender em algum aspecto. Resumindo, estou conseguindo definir
melhor o que é um bom jogo para mim: Ele tem que me surpreender, pela
inovacao; me prender, pela jogabilidade; e me entreter, "for fun" ! :)

Saude e Paz !

O Velho
http://www.ovelho.com