[Coaching_2005CWB] Re: [Coaching_2005CWB] RES: [Coaching_2005CWB] Amazônia - SOCORRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • From: "Andre Meira" <andre.glm@xxxxxxxxx>
  • To: coaching@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Tue, 16 Oct 2007 18:15:54 -0300

Caros,

Apesar dos aspectos delicados da situação, não consigo deixar de me
indignar.

Concordo com o Andre a respeito de o governo brasileiro não estar fazendo
uma boa preservação da floresta amazônica. Isso é um fato.

Mas um outro fato, ainda mais potencialmente problemático, é entregá-la nas
mãos de empresas estrangeiras, especialmente de biotecnologia.

Há um burburinho, especialmente nos EUA e Reino Unido, sobre uma dita
"internacionalização" da Amazônia, para que, segundo eles, ela possa ser
gerida em prol do bem do mundo.

Isso e muito bonito, no discurso, mas na pratica a coisa e outra.

Nos nao tomamos conta direito da Amazonia, tudo bem, mas tampouco eles iriam
tomar conta de forma a preservar a floresta.
Sao paises que destruiram virtualmente TODO os seus recursos naturais,
florestas, biomas e biodiversidade.
Sao paises que investem pesado em modificacao genetica e uniformizacao das
especies vegetais.
Sao paises notoriamente mercantilistas e intervencionistas.

Nao precisa ir muito longe, basta olhar o que esta acontecendo HOJE no
Iraque, por conta das reservas de petroleo. (Os Estados Unidos ainda tem
algumas reservas no Alasca, mas estao guardando para poder usar mais tarde.
Europa e Asia nao tem, portanto comecaram a refazer seus contratos com os
produtores. Os produtores, especialmente o Iraque, comecaram a exigir que os
contratos fossem fechados em EUROS, desvalorizando o Dolar. Dai ja viu no
que deu... Invasao neles...)

Sabem qual e a motivacao da "Salvacao" da Amazonia? Biodiversidade (= nova
biotecnologia) e reservas de agua potavel, a commoditie mais disputada a
partir do terceiro milenio.
Sabem qual e a motivacao da conquista da Antartida? Reservas de agua potavel
(o gelo da Antartida tem origem na ultima era glacial, ou seja, e agua
potavel congelada ha 10.000 anos)

Li um texto muito consciente do Cristovao Buarque ha algum tempo.
Perguntaram a ele a mesma coisa, se ele nao achava correto a
internacionalizacao da Amazonia para que todos pudessem ajudar a preservar,
ja que era uma bem da humanidade.
Ele disse que sim, que concordava, desde que a mesma regra fosse aplicada a
todos: Logo, deveriam ser internacionalizadas todas as reservas de petroleo,
o capital financeiro e os museus de arte de todo o mundo, pois tudo isso sao
bens da humanidade, e as armas nucleares, pois nenhum pais pode ter controle
sozinho sobre coisas tao perigosas. E as criancas famintas do mundo todo,
pois sao o bem maior e a maior responsabilidade de todos os povos.
(vejam texto completo em www.almacarioca.com.br/cro38.htm)

Concordo com ele. Ou vale a regra para todo mundo, ou nao me venha com
hipocrisia.

Isso tudo sem entrar na seara da independencia e auto-determinacao dos
povos, nem da soberania de uma nacao sobre si mesma e frente as outras
nacoes.
Essa globalizacao em que so o da ca funciona, sem a contrapartida do toma
la, isso e muito conveniente para as ditas economias desenvolvidas. A
politica do "se voce nao tem dinheiro para bancar, nao merece ter" fica
muito conveniente, nao?

Enfim, a discussao e sempre valida, para reconhecermos o que ha de certo e
errado, e possamos defini-los.

Abracos,

Andre Meira