[Coaching_2005CWB] RES: [Coaching_2005CWB] Amazônia - SOCORRO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • From: André Gaertner <andre.gaertner@xxxxxxxxxxxx>
  • To: <coaching@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Mon, 15 Oct 2007 18:07:07 -0300

Olá Zêza...

Bom, não sei se todos sabem, estive ausente por um período bastante longo.
Agora, estou voltando a ficar on-line.

Quanto ao filme, tenho algumas opiniões que justificariam a privatização e
outras, que justificariam a não privatização. Estou morando em Belém faz
três meses e já conheci ?bons? fazendeiros e madeireiros.

No sul, temos bons exemplos de privatização da área florestal da mata
Atlântica, onde empresas privadas adquiriram o direito e áreas que se
encontram em Áreas de Preservação e tem a obrigação de mantê-la in natura.
Contratos de uso descrevendo como pode ser explorada e qual o papel da
instituição junto à preservação, bem como penas do não cumprimento, ajudam a
manter o local limpo e preservado, sem a proibição do turismo ecológico ou
exploração indiscriminada.

O que ocorre hoje na Amazônia (Cito aqui como um todo, tomando outros países
como exemplo da falta de infra-estrutura para a proteção do meio ambiente!)
é que este lugar é terra de ninguém, onde todos se acham no direito de
explorar o que dela extraírem. Sejam frutas, plantas, ervas, madeiras ou
derrubada para a formação de pastagens. O nosso governo federal, com o
projeto SIVAM (Através das Forças Armadas), tem tentado de forma amadora,
vigiar e povoar o interior da Amazônia, utilizando esta população
desinformada como uma fiscalização e também como domínio territorial. Hoje,
vejo diariamente em Belém (Conhecida como portal da Amazônia) muitos
turistas alemães e americanos, que maravilhados, voltam contando as
aventuras na selva. Todavia, voltam também com indignação quando se referem
ao cuidado que dispensamos para este paraíso ecológico.

A privatização sem exploração indiscriminada pode ser uma boa idéia.
Todavia, claro, não estou aqui defendendo a ?venda da Amazônia?, mas
possibilitando um melhor controle e maior vizibilidade para a exploração
inteligente de algo que simplesmente, estamos deixando as próprias empresas
nacionais, não comprometidas com qualquer tipo de responsabilidade social e
ambiental, destruírem com conivência dos governos estaduais, o santuário que
é a Amazônia.

Este filme choca sim, pois vemos pessoas que estão fora da nossa casa,
tentando assumir nosso jardim.

Mas devo confessar, como brasileiro e morando aqui, na Amazônia, que se não
cuidamos da nossa casa, não poderemos reclamar se outro o fizer melhor.

Vale o questionamento...

Bjs... Até mais.

OS.: Se vc puder me passar o primeiro filme, ficarei grato. Gostaria de
vê-lo.

André Gaertner