[Nefelibatas] RES: [Nefelibatas] Dia da Resistência (ou: Ode à imbecilidade)

  • From: analistas2002@xxxxxxxxxxxxx
  • To: "'analistas2002@xxxxxxxxxxxxx'" <analistas2002@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Fri, 15 Oct 2004 12:21:09 -0300

Caro Lúcio Flávio,

Não vou me delongar, já apresentei o que queria. Só não posso deixar passar
em branco sua primeira frase, porque você depreendeu coisas que ninguém
escreveu. Como se crimes devessem ser perdoados porque somos o que somos por
causa deles. Uma lógica absurda dessas obrigaria o filho de um estuprador a
louvar o ato do pai. Acho que você não compreendeu bem a tônica.

Reitero e aclaro minha posição de repelir tentativas de Chávez de se fazer
de líder indígena dizendo "fomos invadidos", sendo que ele próprio, mestiço
que é, poderia ser considerado tanto "invasor" quanto "invadido". Impostura
total.

O detalhe sobre o Frei de Las Casas só mostra como os colonizadores não
devem ser tratados em bloco, de forma maniqueísta. Havia muitíssima gente de
bem, religiosos e civis, que contribuíram - para dizer o mínimo - para que a
obra da colonização não fosse considerada apenas como um 'desastre', cinco
séculos depois.

[ ]s,
Roberto Jardim.