[Nefelibatas] RES: [Nefelibatas] Dia da Resistência (ou: Ode à imbecilidade)

  • From: analistas2002@xxxxxxxxxxxxx
  • To: "'analistas2002@xxxxxxxxxxxxx'" <analistas2002@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Wed, 13 Oct 2004 15:01:41 -0300

 |\/ Grupo de Analistas Prepotentes da CD ? Nefelibatas |\/

Isabele, já havia mandado para a lista este artigo do João Ubaldo. Reenvio-o
para aclarar por que acho tão pueril a criação do tal "Dia da Resistência",
especialmente por ser obra de um presidente de uma nação miscigenada. Deixo
a seu encargo as devidas analogias.

[ ]s,
Roberto Jardim.

===========================
O BESTEIROL DOS 500 ANOS

João Ubaldo Ribeiro

Levando-se em conta nossa pitoresca realidade contemporânea, até que a
quantidade de besteiras dita e escrita sobre o controvertido aniversário do
Brasil não dá para surpreender. O que chateia um pouquinho é que diversas
dessas besteiras continuarão a perseguir-nos pela vida afora, algumas talvez
trazendo conseqüências indesejadas. A principal delas, naturalmente, é a de
que o Brasil começou em 1500, quando nem mesmo no nome isso aconteceu, posto
que éramos uma ilha quando os portugueses primeiro viram as terras daqui e,
durante muito tempo, o Brasil que duvidosamente existia não tinha nada a ver
com o Brasil de hoje.

A impressão que se tem é que, do povo às autoridades e mesmo aos entendidos,
acha-se que o Brasil já estava no mapa, com as fronteiras e características
atuais, no momento em que Cabral chegou. Teria tido até um nome nativo, já
proposto, pelos mais exaltados, para substituir "Brasil": Pindorama,
designação supostamente dada pelos índios ao nosso país. Não sou
historiador, mas também não sou tão burro assim para acreditar que os índios
tinham qualquer noção geopolítica, ou alguma idéia de que pertenciam a um
"país" chamado Pindorama. Não havia qualquer país, é claro, nem sequer a
palavra Pindorama devia fazer sentido para os ocupantes que os portugueses
encontraram aqui, se é que ela era usada mesmo. No máximo, significaria o
único mundo conhecido deles. Parece assim que os nossos índios administravam
impérios e cidades como os dos maias, astecas ou incas, quando na verdade,
que perdura até hoje, viviam neoliticamente e a maioria esgotava os numerais
em três - era o máximo que conseguiam contar e o resto se designava como
"muito".

Como corolário disso, vem a tese de que fomos invadidos. Com perdão da
formulação pouco ortodoxa da pergunta, quem fomos invadidos? Todos nós,
salvante os mais ou menos 400 mil índios que sobraram por aí, somos
descendentes dos invasores, inclusive os negros, que não vieram por livre e
espontânea vontade, mas também não viviam aqui na época de Cabral e hoje
constituem parte indissolúvel de nossa, digamos assim, identidade. Imagino
que haja quem pense que, diante de uma delegação portuguesa, algum diplomata
ou general índio tenha argumentado que se tratava da ocupação ilegal de um
Estado soberano do Oiapoque ao Chuí e que aquilo não estava certo, cabendo
talvez a intervenção das Nações Unidas.

Se a História tivesse tomado rumos um pouquinho diferentes, nossa área hoje
podia estar subdividida em vários países diferentes, uns falando português,
outros espanhol, outros holandês, outros francês. Do Tratado de Tordesilhas
às capitanias hereditárias, aos movimentos separatistas e à ação do Barão do
Rio Branco, muita coisa se passou para que nos tenhamos tornado o Brasil que
somos hoje. Ninguém chegou aqui e descobriu o Brasil já pronto e acabado (se
é que podemos falar assim mesmo agora), isto é uma perfeita maluquice. O
Brasil, é mais do que óbvio, se construiu lentamente e às vezes aos trancos
e barrancos.

Compreende-se que nativos de países como o Peru, o México e outros,
notadamente na América Central, se sintam invadidos. Até hoje são numerosos
e discriminados, muitos nem falam espanhol e, quando aportaram os
conquistadores, tinham cidades maiores do que as européias. Mas nós? Quem,
com a notável exceção do amigo pataxó e da jovem senhora xavante que ora me
lêem, foi aqui invadido? Vamos supor, já jogando no terreno da absoluta
impossibilidade, que o chamado mundo civilizado ignorasse a existência
destas terras até hoje. Teríamos aqui, não o Brasil, mas uns quatro milhões
de nativos de beiço furado e pintados de urucu e jenipapo (nada contra, até
porque furamos as orelhas, nos tatuamos e usamos batom, é uma questão de
estilo), que não falavam as línguas uns dos outros, matavam-se entre si com
alguma regularidade e cuja tecnologia não era propriamente da era
informática. Brasil mesmo, nenhum.

Mas está ficando politicamente correto, suspeito eu que por motivos
incorretíssimos, abraçar a tese da invasão do Brasil. "Nós fomos invadidos,
fomos invadidos!", grita em português brasileiro, a única língua que sabe,
um manifestante mulato, em Porto Seguro. Será possível que não se perceba a
vastidão dessa sandice? Daqui a pouco - e aí é que mora o perigo - entra na
moda de vez e os resquícios das nações indígenas que ainda subsistem deverão
aspirar à soberania sobre os territórios que ocupam. Como na Europa
Oriental, cada etnia quererá ter seu estado e sua autonomia, com bandeira,
hino, moeda (dólar, para facilitar) e passaporte. Que beleza, formar-se-á
por exemplo, depois de um plebiscito entre os índios, o Estado Ianomâmi,
completamente independente e ocupando área bem maior do que muitos outros
países do mundo juntos, reconhecido pelas organizações internacionais e
protegido pelo grande paladino da liberdade dos povos, os Estados Unidos,
que mandariam missionários e ajuda econômica e tecnológica e, desta forma,
investiriam desinteressadamente numa área tão pobre em recursos econômicos e
que tão pouca cobiça desperta, como a Amazônia. E, se protestássemos, a Otan
bombardearia o Viaduto do Chá, a Ponte Rio-Niterói e o Elevador Lacerda,
como advertência.

Cometeram-se e cometem-se crimes inomináveis contra os índios, que devem ter
seus direitos assegurados. Também se cometeram e cometem crimes contra
grande parte dos brasileiros não-índios, outra vergonha que precisa ser
abolida. Mas isso não tem nada a ver com a tal invasão, assim como a outra
série de besteiras intensamente veiculada, segundo a qual, se não
houvéssemos sido colonizados pelos portugueses, estaríamos em melhor
situação, assim como estão em melhor situação a antiga Guiana Inglesa, o
Suriname, a Indonésia, a Nigéria, a Somália, o Sudão e um rosário
interminável de ex-colônias européias, quando na verdade se trata de um caso
claro de o buraco achar-se bem mais embaixo. Como é que se diz "babaquice"
em tupi-guarani?