[O Velho News] Um vício no escuro

  • From: Cláudio Oliveira <pragadivina@xxxxxxxxxxx>
  • To: <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Tue, 19 Jul 2005 09:11:51 -0300

Novos tempos, novas doenças !
Apesar do sensacionalismo, que deve ser levado em consideração, este tipo de
notícia alerta para um problema que anda a tiracolos com os games
eletrônicos.    É necessário estar atento e se policiar, com efeito, para
identificar se já não nos enquadramos num comportamento compulsivo.
Evidente que não há porque iniciar uma caça às bruxas em relação à jogos, e
na mesma proporção, evite-se as vistas grossas ao problema.
A melhor maneira é reconhecer que o problema existe.  Há várias
conseqüências e sinais de alerta como distanciamento da vida social no que
diz respeito a interagir com outras pessoas fora do ambiente virtual, a
procrastinação no trabalho e outras tarefas importantes ou até simples do
dia-a-dia, dentre outros sem apelar para o sensacionalismo.
O fato é que os jogos podem até não serem os principais geradores do
problema, entretanto na maioria das vezes são o gatilho que acordam a
compulsão ou qualquer outro problema latente.
Com certeza, não demora muito, haverão vários estudos científicos sobre o
assunto a fim de validar ou não se jogos eletrônicos são um problema
realmente.
E isso leva tempo como qualquer estudo de natureza científica.
Fazendo papel de advogado do diabo   ;)  O que me preocupa é que a indústria
de jogos se torna tão forte e talvez não interesse que este tipo de estudo
demonstre isso, a exemplo da indústria de medicamentos sobre drogas que
definitivamente dêem cabo de algumas doenças lucrativas.   ;P

[]s

volta e meia aparece noticias de um cara que morreu, outro que matou um
amigo e pouco tempo atras teve ate um casal que saiu pra jogar numa Lan e
largou o filho de 5 meses em casa e esse acabou morrendo...gente pancada eh
o que nao falta :(

videogames sao muito atraentes, isso sao, mas vcs nao concordam que se nao
fosse isso seria outra coisa? tem muita gente fraca da cabeca por ai, e
qualquer outra coisa pode servir como escape. Eh a mesma coisa das
reportagens metendo o pau em RPG: Fulano matou Siclano pq estavam jogando
RPG!! Pelamor!
Nao que esse seja o enfoque das materias que o Jorge mandou, mas muitas
vezes falta os caras abordarem o lado psicologico da coisa.
Cansa o sensacionalismo barato...

bom, deixa eu parar que hj fingi que tava doente pra ficar em casa jogando
WoW! hahaha (brincadeira pô!)

[]'s
  P u n X