[O Velho News] RES: Re: [O Velho News]Re: HD Sata Problemas

  • From: "Yodamaster" <yodamaster@xxxxxxxxx>
  • To: <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Fri, 23 Feb 2007 20:20:25 -0300

Ola,

Existem dois fatores ai. O primeiro deles e o windows ter drivers para
acionar a sua controladora SATA no momento do boot.

O segundo fator e a ordem que a BIOS disponibiliza os HDs para o sistema
operacional.

Por padrao, HDs EIDE paralelo vem primeiro. So que as BIOS mais modernas
permitem voce alterar a ordem. Normalmente, voce tera uma opcao como "Boot
device priority" ou "hard drive priority".

Detalhe: priority e diferente de order. Toda bios tem uma opcao para voce
definir a ORDEM com a qual os dispositivos vao ser acionados no boot.

O que voce quer e alterar a PRIORIDADE (para colocar o HD SATA antes dos HDs
eide). Ai, depois disso voce vai na ordem do boot, e coloca CDROM e depois o
HD sata em questao.

Uma vez dado este passo, voce precisara ver com o fabricante de sua placa
mae como gerar um disquete com os drivers da controladora SATA. Muitas vezes
esses drivers vem na raiz do CDROM da placa mae.

Ao dar boot no CD do sistema operacional, logo no inicio tem a opcao de
pressionar F6 para carregar drivers de dispositivos. Vc pressionara F6 ai, e
fornecera o disco para que o Windows entenda a sua controladora no momento
da instalacao.

Espero que ajude...

Abracos e boa sorte,

Romulo M. Cholewa