[O Velho News] RES: Re: FYI

  • From: "Romulo M. Cholewa" <rmc@xxxxxxxxxx>
  • To: <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Sun, 16 May 2004 20:29:23 -0300

Na epoca em que o Internet Explorer 4 nao vinha "dentro" do sistema
operacional, o seu download tiha 43 MB. NEstas condicoes, 43 MB era o
tamanho do codigo do browser quando o sistema operacional nao vinha com
"codigo" embutido by MS.

Se voce pensar que o codigo do IE 6 deve ser maior, e que o sistema ja =
traz
o IE builtin, e comparar com o tamanho do FireFox (6.3 MB) fica dificil
achar que o codigo do IE e mais leve.

Acontece que o IE esta intimamente enraizado dentro do sistema =
operacional.
Quando voce abre o Explorer (o shell padrao do sistema) voce ja esta =
abrindo
parte do codigo do browser. E por isso que o IE parece ser mais leve, =
quando
na verdade, esse artificio alivia o peso. Um exemplo disso e que, se vc =
nao
marcar a opcao no shell (explorer) para lancar janelas em processos
separados, frequentemente um crash do IE leva o shell junto.

Indo na mesma linha, pense que eh praticamente impossivel colocar o IE
dentro de uma sandbox (termo usado quando se deseja isolar o codigo de =
uma
aplicacao). Eh por isso que falhas no IE tem geralmente um impacto tao
grande.

Ja o FireFox nao esta enterrado dentro do sistema, e voce pode isola-lo
rodando-o com credenciais diferentes da qual usa para efetuar logon,
preferencialmente mais restritivas.

Eu particularmente sempre defendi a comodidade do IE. Mas de um tempo =
pra
ca, com a versatilidade do FireFox e com o nivel que atingiu na ultima
versao, migrei.

Abracos,

Romulo M. cholewa
Home: http://www.rmc.eti.br