[minixbr] Re: Como começar ?

  • From: Luiz Fernando Capitulino <lcapitulino@xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx>
  • To: minixbr@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Wed, 12 Nov 2003 10:33:11 -0200

Ola Leonardo,

Em Qua, 2003-11-12 =E0s 09:27, Leonardo Luiz escreveu:

> Desejo conhecer e desenvolver sistemas operacionais (como hobista)
> por=E9m estou aprendendo a linguagem C agora. N=E3o programo nada em
> assembly. Sou programador pascal/delphi e at=E9 hoje somente desenvolvi
> sistemas de um n=EDvel mais alto, nada de acesso direto a hardware e uso
> de ponteiros para tudo. Tamb=E9m n=E3o curso ci=EAncia da computa=E7=E3o =
, fiz
> apenas um curso t=E9cnico em inform=E1tica de n=EDvel m=E9dio. O =FAnico =
Unix
> que ja utilizei =E9 o Linux sobre o qual tenho um bom conhecimento.Tenho
> no=E7=F5es do funcionamento do hardware interrup=E7=F5es , irq , etc.

todo conhecimento que voce tem sera util, principalmente em programacao.

eu tambem nao faco ciencia da computacao, e nao sabia assembly quando
comecei a estudar o Minix (na verdade eu tenho colegial tecnico em
eletronica, onde eu estudei um processador muito simples chamado Z80,
ele me deu alguma base).

sobre C, eu sugiro que voce estude bem, caso contrario voce vai ter
muita dificuldade em ler o codigo. Depois de varias tentativas
frustradas, eu consegui aprender C com o livro dos mestres: o famoso
K&R (C A linguagem de programacao padrao ANSI). O problema e' que a
traducao esta' horrivel, mas se voce souber um pouco de C talvez voce
encontre os erros (e tambem estaremos aqui para ajudar).

nao e' necessario nenhum conhecimento sobre Unix para estudar o Minix,
em sua primeira epoca muitos estudantes nem ao menos conheciam um
computador.

> Ja instalei o minix para ter uma vis=E3o geral.

otimo.

> Qual seria a dificuldade para conhecer as entranhas do minix e qual a
> seq=FC=EAncia de estudos que devo seguir para esse fim.=20

Isso depende de voce, mas posso dizer que na grande maioria das vezes
nao e' facil, principalmente no comeco.

sistemas operacionais sao completamente diferentes de programas comuns,
isso costuma deixar os iniciantes frustrados quando tentar ler o codigo
e principalmente quando tentam modificar alguma coisa: as vezes a melhor
resposta que voce tem e' um reboot.

eu passei por esse problema, mas nao desisti.

> Gostaria tamb=E9m da indica=E7=E3o de sites com material sobre o assunto
> preferencialmente em Portugu=EAs.

existem varios caminhos. O que estou fazendo e' ler o livro escrito
pelo Tanenbaum e whoodhul. Ele descreve a teoria sobre sistemas
operacionais e como essa teoria foi aplicada ao Minix.

 o livro chama-se: Sistemas Operacionais - Implementacao e Design,
2 ed. Andrew S. Tanenbaum, Albert S. Woodhull.

 a traducao e' pela bookman.

eu tenho uma pagina sobre minix, mas ela tem pouca coisa basica:

http://brlivre.sytes.net

--=20
Luiz Fernando N. Capitulino
<lcapitulino@xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx>
<http://www.telecentros.sp.gov.br>

--
Para se descadastrar, mande um e-mail para:
minixbr-request@xxxxxxxxxxxxx