[jabber-br] Re: Servidor jabber

  • From: Andre Filipe de Assuncao e Brito <decko@xxxxxxxxxxxxxxx>
  • To: jabber-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Wed, 08 Jun 2005 11:08:05 -0300

Clovis Fabricio Costa escreveu:
> Oi galera!

Hau!
> Primeiramente, fico satisfeito de haver interesse em discutir o jabber
> aqui no Brasil. Acho o jabber uma excelente idéia, não só como
> cliente/servidor de mensagem instantânea, mas como um robusto e simples
> protocolo de fluxos de xml, podendo hospedar outras coisas, como jogos...
O que é realmente incrivel. Um sistema com protocolo aberto, na qual,
nós, usuarios/desenvolvedores, podemos opinar e obter um retorno real
das nossas idéias, independente de direções que o mercado segue.

> Um dos meus objetivos é que meus amigos usem o jabber, para que eu não
> tenha que ficar abrindo programas e gateways que se conectem em
> protocolos e servidores proprietários como ICQ e MSN. Acho que deve ser
> objetivo de vocês também.
Sem duvidas. Meu desejo é poder algum dia, usar o gossip, independende
dos meus amigos estarem usando MSN, ICQ, whatever...

> Para isso, tenho a idéia de criar um sítio explicativo sobre o jabber,
> com dicas para iniciantes, motivos para usar o jabber, mini-manuais para
> configuração dos gateways, traduzidos ou escritos em português.
Muito bom! Isso tb era a minha idéia ha algum tempo atrás, criar o
Jabber.br e traduzir todo o "Jabber" em si.

> Alguns motivos que podiamos citar seriam:
> * Curiosidade pura
> * Código fonte aberto e livre
> * Serviço de mensagem instantânea interno para organizações
> * Suportar um protocolo aberto ao invés de serviços de mensagem
> instantânea proprietários.
> * Construir uma rede realmente aberta que valorize a liberdade de
> comunicação e não trata o indivíduo somente como um bolso cheio de dinheiro.
Concordo com tudo isso! E quem sabe, até mais. Cascardo e eu já
tivemos uma experiencia no FISL, de usuarios que gostariam de criar
aplicações em cima do Jabber.

> Seria interessante também termos o nosso próprio servidor jabber, para
> termos maior controle e agilidade da situação.
Acho que posso ir dando uns toques em algumas pessoas, e quem sabe,
conseguir um servidor Jabber dentro do brasil.

> Opniões são bem-vindas.
>
> Abraço
> Clovis

Abraços