[jabber-br] Servidor jabber

  • From: Clovis Fabricio Costa <nosklo@xxxxxxxxxxxxxxxx>
  • To: jabber-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Wed, 08 Jun 2005 10:59:48 -0300

Oi galera!

Primeiramente, fico satisfeito de haver interesse em discutir o jabber
aqui no Brasil. Acho o jabber uma excelente idéia, não só como
cliente/servidor de mensagem instantânea, mas como um robusto e simples
protocolo de fluxos de xml, podendo hospedar outras coisas, como jogos...

Um dos meus objetivos é que meus amigos usem o jabber, para que eu não
tenha que ficar abrindo programas e gateways que se conectem em
protocolos e servidores proprietários como ICQ e MSN. Acho que deve ser
objetivo de vocês também.

Para isso, tenho a idéia de criar um sítio explicativo sobre o jabber,
com dicas para iniciantes, motivos para usar o jabber, mini-manuais para
configuração dos gateways, traduzidos ou escritos em português.

Alguns motivos que podiamos citar seriam:
* Curiosidade pura
* Código fonte aberto e livre
* Serviço de mensagem instantânea interno para organizações
* Suportar um protocolo aberto ao invés de serviços de mensagem
instantânea proprietários.
* Construir uma rede realmente aberta que valorize a liberdade de
comunicação e não trata o indivíduo somente como um bolso cheio de dinheiro.

Seria interessante também termos o nosso próprio servidor jabber, para
termos maior controle e agilidade da situação.

Opniões são bem-vindas.

Abraço
Clovis