[jabber-br] Re: Novo site

  • From: Samuel Vale <srcvale@xxxxxxxxxxxxxx>
  • To: jabber-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Sat, 29 May 2010 17:41:16 -0300

Opa :)

Só pra situar o pessoal, já que a gente devia ter postado algo algumas
semanas atrás: em Abril contratamos um servidor dedicado com mais
recursos para nossas vm's, incluindo a vm da Minas Livre que hospeda o
serviço jabber-br.org. A migração, feita pelo Cascardo, Metal e eu, foi
tranquila, e de quebra o Cascardo encontrou um problema no módulo de
mensagens offline, que provocava um alto consumo de memória e
consequentemente as quedas regulares do serviço na máquina antiga. Esse
módulo foi desligado até ser encontrada uma solução, e não tivemos mais
quedas desde a migração. Na ocasião coloquei uma página estática simples
no ar em https://jabber-br.org, utilizando um layout que o Lincoln havia
proposto meses atrás. A página tem informações resumidas sobre o
serviço, sobre a comunidade, links pra lista e pros serviços de acesso
web via jwchat e muckl.

On Sáb, 2010-05-29 at 16:33 -0300, Lincoln de Sousa wrote:
> Fala galerê,
>
> Acabei de subir um domínio de teste pro novo site do jabber-br com a
> ajuda do Phractal. Queria ouvir comentários sobre o trabalho e
> levantar algumas coisinhas mais sobre o assunto, saquem aê:
>
>   https://test.jabber-br.org/
>
> (...)
> Aqui vai uma listinha do que tá faltando:
>
>  * Habilitar a opção de registro de nova conta.
>
>  * Fazer o muckl ou o (speeqe) funcionar com o formulário de
>    conferência proposto.

O Metal está trabalhando no funcionamento do speeqe, candidato para
substituir (ou não) o Muckl. Até lá, rola de integrar o muckl como o
Lincoln fez com o jwchat.

>  * Vão poder ser criadas novas salas?
>
>  * Existe alguma forma de saber quais salas estão disponíveis? Queria
>    colocar isso no combo, como fixas ou como sugestão pra quem tá
>    usando a parada.
>
> Por último mas não menos importante, precisamos revisar o conteúdo do
> site, seria legal reunirmos material sobre comunicação,
> desenvolvimento e etc. Tipo isso:
>
>  * Incentivar galerê a escrever tutoriais, básicos e avançados.

Alguns novatos tem aparecido na sala de conferência e perguntado sobre
tutoriais sobre jabber. Eu não tinha algo na manga pra indicar além de
wikipedia.

>  * Ter lugar pra listar projetos quaisquer que usem XMPP.

Uma página no site? Um link pra wikipedia, que já faz isso (e
atualizá-la, inclusive)?

>  * Mostrar as paradas que já estão no Debian e as que poderiam estar.
>
> Sei lá, só viagem... vamo adicionando (ou cortando) coisas dessa
> lista.
>
> Porém, pra fazer isso, acho que vamo precisar de algo mais robusto que
> uma página em html simples, talvez um CMS.

Talvez você queira dizer funcional ao invés de robusto :). Se houver
necessidade de ser dinâmico, bem. Acho que por enquanto as páginas
estáticas no git atendem. Se houver necessidade de publicar outro
conteúdo, no futuro, podemos pensar em algo diferente.

> Quando toquei nesse assunto, o Cascardo sugeriu usar pubsub (como eu
> já vinha pensando a um zilhão de anos) pra fazer isso. Porém, vem
> aquele papo de tempo e bleh, alguém tem algo a dizer sobre isso?

Eu tenho: vamos usando as páginas simples até o dia que exista algo que
publique o conteúdo a partir do pubsub :).

Abraço,
--
Samuel Vale <srcvale@xxxxxxxxxxxxxx>