[CamaraDas] Re:[CamaraDas] Re: [CamaraDas] Assembléia do Sindilegis- Plano de Lutas

  • From: "marinhod" <marinhod@xxxxxxxxxxxx>
  • To: "reismarcos" <reismarcos@xxxxxxxxx>
  • Date: Wed, 18 Apr 2007 18:05:30 -0200

Olá, Marcos.

Peço licença para aproveitar sua mensagem, que consolida preocupações muito
pertinentes, e opinar sobre o assunto.

Sou filosofica e praticamente a favor da organização das pessoas que têm
identidade comum, como sou contra o sectarismo, que se traduz na tentativa de
menosprezar outras organizações quando há espaço para ações conjuntas.
Não faço oposição, portanto, à criação de associação de segmento específico
dentro de uma carreira, mesmo que existam outros semelhantes, formais e
informais. Prefiro as associações aos grupos de interesse restrito, ou
panelinhas, que lutam fratricidamente pela ocupação de espaços de poder, ainda
que poder funcional, acercando-se, com esse objetivo, de influência partidária,
até sindical.
O conjunto sofre quando a parte caminha por si sem considerar as outras. Essa é
a realidade. Por isso toda associação deve procurar o preciso lugar de seus
associados ao sol. Nem mais, nem menos. E considerar o conjunto dos
trabalhadores.
O Sindilegis caminha para se tornar o sindicato do conjunto dos servidores da
Câmara, do Senado e do TCU. Embora apenas aproximadamente 30% dos aptos a votar
tenham participado das últimas eleições para a diretoria, com as urnas há menos
de 200 metros de qualquer local de trabalho; embora tenha havido uma divisão
significativa - não divulgada, diga-se de passagem - nos votos dados às
oposições e à situação na Câmara e no Senado, o fato é que, por isso mesmo, a
tendência é de o sindicato se aproximar cada vez mais de sua base, com todas as
diferenciações nela existentes, aí incluídos os analistas legislativos - TL
(por sorte, o secretário-geral é um deles), de ser cada vez mais exigida a
transparência nas ações e a democracia nas decisões.
A calada da noite tem cada vez menos espaço. Por isso concordo com o Osmar,
quando afirma que toda questão de carreira deve ser levada ao Sindicato. Só não
deve morrer lá. Acredito sinceramente que não morrerá, que o Magno será
sensível à reclamação posta aqui na lista, e, com a ajuda do Osmar e dos
demais, encontrará um melhor modo de processar o assunto sem que seja
necessário discuti-lo em assembléia, até porque esse item não está incluído na
pauta. Ou está? De todo modo, se a pauta se abrir, o Osmar, ou o próprio Magno,
segundo penso, seriam os mais indicados a fazer pronunciamento a respeito.

A criação de uma associação - para evitar que seja apenas formalmente uma
associação e, na prática, mais uma panelinha - deve observar a exata diferença
entre a ação sindical e a ação associativa, e isso só se esclarece no estatuto.
Até agora, não vi aqui na lista nenhuma proposta de estatuto. Reconheço que sou
ignorante em relação ao estatuto da associação do pessoal da informática ou da
taquigrafia. Alguém poderia disponibilizar, para facilitar o debate?

Dorgil

De:analistas2002@xxxxxxxxxxxxx

Para:analistas2002@xxxxxxxxxxxxx

Cópia: