[CamaraDas] Caça às Bruxas

  • From: Marcia Regina da Silva Azevedo <marciarsa@xxxxxxxxx>
  • To: Analistas <analistas2002@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Mon, 1 Jun 2009 15:24:23 -0300

Gente,

Sei que passou um pouco da hora, mas queria compartilhar essa pérola
que tive o desprazer de ouvir ser proferia em Plenário pelo ilustre dep.
Raul Jungmann, sem dúvida um baluarte da ética e da probidade...  Foi no dia
29 de abril, quando se aprovaram as "novas regras" para as passagens
aéreas.  Fiquei deveras encantada com a legítima preocupação do
parlamentar... Que beleza!!!

Só me lembrei hoje dessa fala jungmaninana porque no fim de semana tive a
grata oportunidade de empreender mais uma inglória e quixotesca tentativa de
defender a honra dos servidores da Câmara da "opinião pública" - para a qual
"não me lixo", definitivamente.

abraços,

Márcia

   CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ  Sessão: 085.3.53.O Hora: 16:22 Fase:
OD  Orador:
RAUL JUNGMANN, PPS-PE Data: 29/04/2009
------------------------------

*O SR. RAUL JUNGMANN *(PPS-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr.
Presidente, é um pedido de informação. A questão das passagens está
encerrada com a nova regulamentação. Entretanto, pedi à Mesa Diretora que
fosse aberto um processo de investigação pela Procuradoria da Casa, para
investigar a origem do vazamento que expôs esta Casa e grande parte dos
nossos colegas aqui presentes.
Quero deixar bem claro que não estou fazendo qualquer reparo ao trabalho da
imprensa. Quero também deixar bem claro que não quero voltar ao debate, que
já se encontra superado. Mas, Sr. Presidente, esse vazamento teve o claro
propósito de expor a Casa, de colocá-la numa situação, perante a opinião
pública, extremamente vexatória, e é preciso que a Procuradoria tome
providências para investigar de onde partiu esse vazamento.
Se foi aqui, na nossa Casa, evidentemente, motivos todos temos para
encontrar os responsáveis e puni-los. Se isso, entretanto, ocorreu fora da
Casa, no Ministério Público, ou seja onde for, também persistem os motivos
para que se encontrem os responsáveis e eles sejam responsabilizados, porque
o que foi feito atenta contra o Direito, atenta contra a imagem desta Casa.
Sobretudo, não é possível, não é aceitável aquilo que foi feito. Aquilo que
ocorreu não se pode repetir, e nós temos o dever, enquanto Poder autônomo,
de realizar essa investigação, chegar aos responsáveis, esteja ele onde
existir e onde estiver, e efetivamente tomar as devidas providências legais.
Era a isso, Sr. Presidente, que eu pediria uma resposta de V.Exa., já que
fiz esse encaminhamento anteriormente.
Muito obrigado.
*O SR. PRESIDENTE *(Antonio Carlos Magalhães Neto) - Aguardarei a chegada do
Presidente Michel Temer, para que S.Exa. possa avaliar o requerimento de
V.Exa.
Contudo, entendo que é possível encaminhar, desde já, as notas taquigráficas
com o pronunciamento de V.Exa. para a Procuradoria da Casa.