[jabber-br] Re: google talk

  • From: cascardo@xxxxxxxxxxxxxx
  • To: jabber-br@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Wed, 24 Aug 2005 16:03:39 -0300

Estou acompanhando a discussão no jdev (na lista, não no
canal). Infelizmente, estou bem atarefado agora que comecei a
trabalhar ã noite, além de estudar pela manhã e a tarde.

O Google ainda não suporta S2S e já está rolando discussão sobre isso
no jdev e sobre a sua política de federation. Eu também não sou muito
otimista e tenho medo que o protocolo quebre ao invés de expandir. É o
já famoso problem do "embrace and extend o qu e o google já fez sem
nunca ter acompanhado as listas de discussões na JSF.

Padrões abertos (não somente publicados, mas discutidos com os demais
"vendors") são mais importantes que a publicação do código ou
licenciamento como software livre, na minha opinião. Pois sem software
livre, mas com padrões, podemos implementar nós mesmos. Com software
livre, mas sem um padrão de fato aberto, vamos ficar presos ao que o
Google decidir que deve ser usado como padrão.

--
Thadeu Cascardo
xmpp:cascardo@xxxxxxxxxx