[CamaraDas] Re: [CamaraDas] Correio de sábado!

  • From: "Isabele Machado de Carvalho" <bele74@xxxxxxxxx>
  • To: "CAMARADAS" <analistas2002@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Sat, 12 Dec 2009 12:18:55 -0300

Não é fácil ter como maior veículo de comunicação da Capital esse JORNALECO.

E não adianta a população cortar em massa suas assinaturas, pois os R$ 2
milhões ou sei lá quanto que o Arruda coloca em publicidade é que fazem a
diferença pra eles.

Para fugir do assunto da crise no GDF, podem ter certeza que vão ficar
martelando em cima do nosso aumento. Vejam, esse JORNALECO não deu nada sobre
as outras manifestações todas que estão acontecendo contra Arruda e Paulo
Octavio. Pelo contrário, tem o descaramento de blindar os Pinóquios. Querem
mamar ainda mais com a Copa de 2014, que será dominada pela mesma corja de hoje
que talvez permaneça na vida política.

Para mim é pessoalmente muito triste, pois comecei minha carreira de jornalista
lá no CB em 1994, fazendo uns freelas, e tinha grande amor pelo jornal. Mas
depois que virou esse lixo, sou a primeira a tacar pedra. E não só por tudo o
que o JORNALECO vem fazendo contra a cidade. Também por ter sido vítima da
incompetência dos repórteres de lá quando fui personagem de algumas matérias
(pra nunca mais!).

Vejam três exemplos:

1) Quando meu filho nasceu, tinha 20 dias, eu estava dando banho nele numa
banheira daquelas de plástico rígido com suporte (comprei a melhor que existia
e o suporte era o adequado) quando a banheira saiu do suporte e meu bebê caiu
no chão, bateu a cabeça no vaso sanitário, se machucou um bocado e eu fiquei
dois dias sem dormir preocupada com ele, levei ao médico e tal. Depois, por
meses, a peregrinação pelas lojas, fabricantes, revendedores, órgãos de defesa
do consumidor, entidades de apoio à infância, uma batalha para que aquilo nunca
mais acontecesse com ninguém. Eu queria que esses equipamentos para bebê, mesmo
os importados, passassem por uma fiscalização e fossem certificados pelo
Inmetro, pois naquela época não havia isso. A banheira que comprei era
importada, estava com água morna pouco acima da metade na hora do acidente e
DEFORMOU, saindo do suporte e virando com meu filho dentro. De todos os órgãos
que procurei, NENHUM deu atenção ao caso, nem sequer me respondiam. O
fabricante da banheira ficava em outro país. O fabricante do suporte era de
Goiânia e foi o único que deu atenção, mandou um representante na minha casa
para ver se poderia ser algo com o suporte. Procurei o Correio para passar essa
pauta, da falta de fiscalização e regulamentação desses equipamentos para bebê,
e me coloquei à disposição como personagem. Também indiquei outra personagem,
uma prima distante, que na mesma época estava segurando uma de suas gêmeas
dentro de um bebê-conforto que SOLTOU a alça e a bebê saiu capotando pela
escadaria de dois andares. Achei que seria um prato cheio para uma boa matéria:
a cidadã que corria atrás dos seus direitos e de proteger as crianças da falta
de qualidade desses equipamentos. Mas a repórter mané que escreveu a matéria
conseguiu a proeza de NEM TOCAR NESSE ASSUNTO em todo o texto. Resultado: eu e
meu filho saímos numa grande foto em destaque na página, fui a única
personagem, e a matéria falou apenas que os pais tinham que "aprender a usar
corretamente os equipamentos" para não colocar seus filhos em perigo (eu fiquei
de retardada na reportagem). A mané da repórter ainda contou a história toda
errada, apesar de eu ter explicado tudo a ela "três vezes", ela disse também
que meu filho tinha 2,5Kg aos 20 dias, quase um rato prematuro (ele tinha quase
5Kg, não sei de onde ela tirou aquele peso). Tudo isso me deixou revoltada ao
extremo, só não processei o jornal e a reporterzinha porque tava passando
dificuldade na época e não estava dando conta de resolver todos os pepinos,
fiquei com o filme queimado como a mãe irresponsável que submeteu o filho ao
risco e o machucou porque "não sabia colocar a banheira no suporte".

2) Na mesma ocasião em que a repórter lesada foi lá em casa para escrever a
matéria sobre a banheira do meu filho, ela perguntou se o pai dele era um cara
participativo e pediu para eu ser personagem também de outra matéria sobre pais
participativos. Eu não vi nada demais nisso (a reportagem dos equipamentos
ainda não tinha sido publicada e eu não sabia da incompetência da repórter) e
topei. Contei que não era casada com o cara, mas que ele sempre levava meu
filho ao parquinho, brincava com ele etc. Quando saiu a matéria, um tempo
depois da outra dos equipamentos, fiquei chocada com a cara de pau da pessoa em
inventar uma história e manipular assim a vida das pessoas!! Ela contou uma
história que não tinha nada a ver com a minha! Disse que eu era casada com o
cara havia dois anos (não era nem meu namorado, e nem sequer o conhecia dois
anos antes), que eu trabalhava em casa no computador (eu estava desempregada)
enquanto o pai cuidava do filho, subia a escada para pegar o talco no armário e
passar no bebê (eu não tinha armários, eu jamais usei talco nos meus filhos e
era apenas eu quem trocava a fralda do meu filho, o pai dele só o levava pra
passear)!! Enfim, uma ficção com personagens reais que não tinha nada a ver!
Impressionante. Alguns repórteres reclamam que os editores às vezes reescrevem
seus textos e mudam algumas coisas, mas isso não é desculpa, quem assina a
reportagem tem que ficar de olho no trabalho.

3) Recentemente, fui pega por um repórter do CB na escola da minha caçula, a
levando pra aula em plena gripe suína, e ele me pediu para apenas aparecer na
foto e falar uma linha sobre o assunto. O cara conseguiu errar a idade da minha
filha, a colocou como bem mais velha para a idade correta da série dela. Que
coisa, as pessoas têm a informação como matéria-prima principal de sua
profissão e não possuem o mínimo cuidado com o que escrevem.

Sei que jornalistas incompetentes existem em todos os veículos praticamente, é
uma pena que esse povo que lida com a vida dos outros seja assim irresponsável.
Mas o JORNALECO, que já foi um veículo legal, está cada vez pior, e não é de
hoje, contratando jornalistas incapazes e sem compromisso com a verdade. O
golpe de misericórdia foi ser "comprado" pelo Roriz, assim o jornal acabou.