[softwarelivre] Re: Ola

  • From: Carlos Laviola <carlos@xxxxxxxxxxx>
  • To: softwarelivre@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Mon, 3 May 2004 14:48:44 -0300

On Sun, May 02, 2004 at 08:58:33PM -0300, Joao Amaral wrote:
> Carlos,
>
> Eu recebi a mensagem corretamente. Agora temos que combinar o que cada um
> vai fazer no tranalho.

Bom, eu estava de bobeira na faculdade outro dia e escrevi um rascunho
do que eu acho interessante no assunto.  Aqui vai:

* Fundações acadêmicas - MIT, Berkeley (UCB - University of California
em Berkeley), outras? "cultura livre" no meio acadêmico, código-fonte é
disseminado livremente entre os programadores.
* Lançamento do Unix (1973) e do BSD (Berkeley Unix), etc.  -- mencionar
brigas legais e etc. que levaram à "liberação" do BSD como primeiro
sistema operacional livre?
* Richard Stallman, FSF, Projeto GNU, etc.
* Surgimento do Linux, explicar a descendência do FreeBSD/NetBSD/OpenBSD
brevemente, mencionar usuários de grande porte (Yahoo! usa FreeBSD,
etc.)
* Colocar em ordem cronológica o surgimento dos principais programas /
sistemas livres (apache = servidor web, sendmail = servidor de mail,
entre outros)
* Mencionar software científico livre, comparar às soluções
* proprietárias, mencionar áreas em que o software livre não é usado por
falta de soluções tecnicamente melhores e/ou menos convenientes, ou até
mesmo áreas da ciência carentes de software livre.
* Dar uma geral no aspecto do software livre hoje: distros de
(GNU/?)Linux, como Debian, Fedora, Conectiva, SuSE, iniciativas
nacionais para o apoio e avanço do software livre como o PSL
(http://www.softwarelivre.org), o CIPSGA (http://www.cipsga.org.br) e
outras entidades, universidades em que há grande interesse pelo
desenvolvimento e uso de software livre (USP, Unicamp, UFRJ,
principalmente). (http://www.linux.ime.usp.br,
http://www.dicas-l.unicamp.br/, http://www.softwarelivre.unicamp.br/,
etc.)
* Softwares científicos mencionáveis: GNU Octave (comparável ao Matlab),
GNU "R" (software para estatísticos, o Octave está para o Matlab como o
"R" está para o "S"), GNU C Compiler (GCC), NASM, TeX (LaTeX), Scilab,
Free Pascal (FPC), etc.

Adotar definição de software livre da FSF/OSI?
(http://www.opensource.org/docs/definition.php,
http://www.gnu.org/philosophy/license-list.html)

Mencionar adoção governamental no Brasil e mundo afora?

Softwares interessantes:

Gnuplot - para plotting (geração gráficos), muito útil
QCAD - sistema de CAD (Computer Aided Design) (engenharia)
GRASS - software de "GIS" (Geographic Information System) (geografia, urbanismo)
GNU Common Lisp/Scheme (Inteligência Artificial) (ciência da computação)
tkgate - simulador de circuitos digitais (engenharia)
XDrawChem - desenho de estruturas químicas (compatível com ChemDraw) (química)
happydigger - catalogador de descobertas arqueológicas (arqueologia)
care2x - software para gerenciamento de hospitais ("integrated
healthcare environment") -- integra vários programas/sistemas multi-os
gstat - "multivariable geostatistical modelling" (geologia)
ctsim - simulador de tomografias livre (medicina)

Página interessante: http://www.gnu.org/directory/science/

Atenciosamente,

--
Carlos Laviola <carlos@xxxxxxxxxxx>