[O Velho News] Re: Half-Life 2 -Review

  • From: "Marcelo N. Boufleur" <mboufleur@xxxxxxxxxxxx>
  • To: <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Wed, 17 Nov 2004 00:08:55 -0200

Oi gente,

parece que vocês queria um review e não sei se sou o mais indicado para
passar isso para vcs, mas como fui na casa de um amigo hoje que conseguiu
ativar o HL2 dele (após ficar puxando aqueles arquivos nos meses anteriores,
lógico), finalmente pude ver o HL2 hoje.
Joguei por 3 horas e só fiquei na primeira parte do jogo (até a Fase 3,
acho...)

Me desculpem se algumas coisas que estou dizendo é normal ou ultrapassada
para vcs (jogabilidade, tecnologia, etc), mas eu não tenho visto jogos novos
para saber exatamente quais são as novidades do HL2 em comparação aos
outros. Como eu disse, isso é o melhor que eu estou tentando passar para
vcs, sem estragar a surpresa (não vou falar de detalhes de fases e nem do
storyline, porque isso é como contar um filme. Metade da graça está na
surpresa :-)

Tudo se resume à uma palavra: IN-CRÍ-VEL! O jogo está ótimo, cheio de cenas
de ação, excelente IA e vários puzzles no estilo Half-life para solucionar.
Em  primeiro lugar o que eu percebi ao jogar o HL2, é que o sentimento é
como o de ver a continuação de um filme. Alguns personagens se mantém,
muitas das idiossincrasias e peculiaridades do enredo anterior se mantém,
mas ainda assim com algumas mudanças e um novo storyline. O historyline é
similar (mas não igual) ao HL1, inclusive com aquele famoso agente do
governo aparecendo no começo e com referências no meio do jogo à BlackMesa e
alguns dos personagens do Half-life1.
Quanto à engine do jogo, todos já devem ter visto alguma coisa em reviews ou
pelo menos ouvido falar: Não vou começar comentar sobre elas porque não
conheço o suficiente para me aprofundar nos detalhes técnicos específicos
(AA, AF, bumpmapping, etc), mas imagino que vocês devem saber o que esperar
em relação à imagem do jogo (e convenhamos, imagem é importante mas não é
tudo)
A jogabilidade é maravilhosa, inclusive com aqueles novos detalhes de
segurar objetos e jogar, dirigir veículos, e outras coisas que fazem a
diferença na jogabilidade.
O que me impressionou muito foi a questão de independência dos objetos.
Quase tudo pode ser movido e alterado de lugar. Até mesmo depois de matar um
soldade e atirar na perna dele, somente a perna se mexe. Quando uma bomba é
jogada em uma sala com armários e mesas e caixas, tudo muda de lugar. As
caixas quebram, a prateleira cai no chão, gira... A física do jogo está
realmente impressionante.
O personagem agora pode dirigir veículos como no Battlefield 1942, e o único
que eu vi ele dirigindo foi um tipo de lancha ou hovercfraft, por uma fase
inteira. ele pode usar ou sair quando quiser, mas ao contrário do
Battlefield, a lancha parece indestrutível. Se o pesonagem toma bala, conta
só como life, ou energia da roupa dele.
Os trechos com muita ação realmente são de perder o fôlego! Cenas com
tiroteios envolvendo vários guardas e perseguições com essa lancha por
exemplo jogam a adrenalina no alto! E apesar de serem "missões" um tanto
difíceis são extremamente prazeirosas de enfrentar.

Bom, acho que é isso. Tentei dar uma idéia do jogo sem estragar a surpresa e
contando o máximo que eu pude.
Vou conversar mais amanhã com esse meu amigo e ver se ele também não pode
escrever sobre algumas impressões dele a respeito do jogo para vocês.
Agora, um segredo: eu também tenho o CD-Key do HL2. INFELIZMENTE não posso
eu mesmo jogá-lo pois peguei esse CD-Key de uma Radeom 9800 que compraram no
meu trabalho (eles nunca iriam usar o jogo mesmo...) e instalei em minha
casa. Minha placa mesmo é uma ATI Radeon 9500 Pro e até poderia dar conta do
recado, mas infelizmente ela roda em um PentiumIII@700, com o AGP 2X. :-(
Pronto, podem me truicidar...