[O Velho News] Re: placa de video

  • From: O Velho <ovelho@xxxxxxxxxx>
  • To: daminrs@xxxxxxxxxxxxxx
  • Date: Sun, 14 Nov 2004 18:16:09 +0000

Respondendo mensagem enviada por daminrs em 14/11/2004
com o assunto: [unclassified] placa de video
Salve grande daminrs !

Infelizmente a resposta hoje em dia é "depende". A industria de
videogames esta, nos dias de hoje, tao associada  a industria de
hardware que algumas empresas estao fazendo "alianças", produzindo
hardware otimizado para um determinado jogo. Vejamos os exemplos dos
jogos DOOM3 e Half-life2. A NVidia fez um acordo reciproco de promocao
com a ID, produtora do DOOM3. Por causa disso, as placas da geracao 6
da nVidia foram todas "otimizadas" para as exigencias da engine do
DOOM3. Por outro lado, a ATI tambem fechou um acordo com a Valve e,
por causa disso, suas placas de ultima geracao irao apresentar um
desempenho melhor no Half-Life2 do que as placas da nVidia. Isso
porque estes acordos envolvem a revelacao de aspectos tecnicos da
engine do jogo e seu desenvolvimento, bem como aspectos tecnicos
exclusivos do hardware da empresa em questao que sao "escondidos" das
empresas concorrentes e utilizados para criar este diferencial.

Este cenario, caso se concretize e se agrave, vai ser muito ruim para
nos, usuarios finais, pois pode acontecer o que hoje existe no mundo
dos consoles, onde alguns jogos so estao disponiveis em algumas marcas
de console e, se voce quiser ter acesso a todos os jogos, tera que
adquirir consoles diferentes (XBox, Game Cube e PS2). Ruim isso nao é?
E como se para jogar Half-life2 voce precisasse comprar uma ATI e para
jogar DOOM3 voce precisasse comprar uma nVidia.. Espero que isso nao
ocorra nunca :(

Bom, nao sei se respondi sua pergunta a contento mas, fui o mais
sincero possivel :)

Faca parte da nossa lista de discussao ! Essas perguntas sao sempre
bem recebidas pelo "conselho de sabios" da lista !

Saude e Paz !

O Velho
http://www.ovelho.com

Sua mensagem: