[O Velho News] O Paradoxo dos Aniversários

  • From: "Felipe Gomes" <felipe.gomes@xxxxxxxxx>
  • To: "OVelho List" <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Mon, 1 May 2006 18:07:33 -0300

Pessoal,

Não sei se vocês já ouviram falar do "paradoxo do anivesário" (
http://en.wikipedia.org/wiki/Birthday_Paradox  e
http://www.damninteresting.com/?p=402 ), que mostra como as probabilidades
de duas pessoas numa mesma sala fazerem aniversário no mesmo dia são bem
mais altas do que imaginamos.  (pra quem gosta de matemática, ou pelo menos
que a acha interessante, vale dar uma lida)..

Então, eu fiz uma página com o intuito de "comprovar" esse "paradoxo" (não é
um paradoxo de verdade.. o termo foi apenas usado pq as probabilidades
calculadas geralmente vão contra o senso comum)..
Funciona assim: as pessoas entram lá com o nome e o dia de aniversário, e
vão entrando em "salas".. Quando duas pessoas numa mesma sala coincidirem
seus aniversários, a gente verifica quantas pessoas tinham na sala naquela
hora, e vai salvando um histórico para ver a média  (depois a sala é
esvaziada e começa-se a experiência de novo)...  A média está com apenas 22
pessoas! (o que mostra que esse "paradoxo" está correto)

Quem quiser dar uma olhada, ta aí:
http://projects.felipc.com/birthday-paradox/

e tem também a página com as estatísticas da sala, que vai se atualizando
automaticamente (com um pouquinho de Ajax :-D ):
http://projects.felipc.com/birthday-paradox/stats/

Ahm, espero que acham interessante!

[]s Felipe.