[O Velho News] Mersenne Prime

  • From: O Velho <ovelho@xxxxxxxxxxxxxx>
  • To: ovelho@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Sun, 6 Jun 2004 20:51:38 -0300

Faz algum tempo que participo de projetos de computacao distribuida.
Os que me dediquei mais foram o SETI e o LIFEMAPPER, com umas poucas
unidades em projetos de criptografia do distributed,net. Nunca gostei
do Folding@home pois, apesar da nobre causa, sempre me passou a
sensacao de que alguem iria ganhar muito dinheiro com os resultados e
nao ia dividir nada comigo....

Enfim, havia dado uma parada no SETI e tinha colocado novamente as
unidades do LIFEMAPPER para "moer" quando me deparei com a noticia que
ja havia passado para lista. Da descoberta do 41 numero primo
"Mersenne" (http://www.newscientist.com/news/news.jsp?id=ns99995057).

PAra os que leram a noticia com atencao, puderam notar que neste
projeto de computacao distribuida existe um premio em dinheiro,
oferecido pela Eletronic Frontier Foundation. Atraido por este
detalhe ($!), fui me interar melhor do projeto e acabei me
inscrevendo. Afinal, depois de anos doando parte do meu querido
processador para a "ciência", em troca de bonitos mas inuteis
diplomas, resolvi que era hora de continuar contribuindo com a ciência
mas de olho no premio em "bushes" !

O GIMPS (Great Internet Mersenne Prime Search) nao é para os pouco
pacientes ou para aqueles ansiosos em ver o numero de suas unidades
analisadas crescerem como cogumelos depois da chuva. Uma faixa de
numeros candidatos pode levar meses, ate anos para ser completada mas,
pela estrutura do projeto, nesta faixa que voce recebeu para analisar
pode estar aquele numero de 100 milhoes de digitos, ou mesmo de um
bilhao de digitos, que vao lhe conferir, alem da fama e notoriedade
nos meios matematicos, uma quantidade razoavel de "bushes" para
torrar. O premio para o primo de Mersenne de 100 milhoes de digitos
esta em 100 mil "bushes" (dos quais ca. de 50 mil ficam com o
felizardo).

Isso e que é ! Acho que projetos de computacao distribuida deveriam
dar creditos na Amazon, por exemplo. Chega de escravizar meu combalido
processador em troca de diplomas ! Como dizia Jerry Maguire: SHOW ME
THE MONEY !!