[O Velho News] Re: Isearch, Adware e outros.

  • From: "Romulo M. Cholewa" <rmc@xxxxxxxxxx>
  • To: <ovelho@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Mon, 14 Jun 2004 11:22:27 -0300

Srs.,

Eu estava escrevendo um artigo sobre isso mas tive de parar por causa da
faculdade.

Houve um tempo onde pegar um adware ou spyware na maquina era sinonimo =
de
que voce e descuidado.

Mas francamente, eu me esforco MUITO para nao acontecer comigo, e posso
dizer que nao e uma tarefa intelectual simples. Eu sei que muitos de =
voces
tambem se esforcam bastante, e posso dizer que nunca, pessoalmente, tive
problemas em meu PC, dessa natureza.

Mas, perai... somos uma minoria tecnologicamente consciente, uma porcao =
de
geeks que tem um certo conhecimento acima da media. Imagine que o =
usuario
"normal" de um PC, que nao se interessa em case mods, portais php,
codificacao de mensagens em lista de discussao, etc... imagino ser
praticamente impossivel nao cair nas milhares de armadilhas que existem =
na
web, afinal, e para esse "publico alvo" que os spywares sao =
desenvolvidos.

Olha, minha rede interna aqui tem o SAV (Client Security) Corporate
instalado, e minha porta para a Internet tem um proxy transparente com o
McAfee instalado... e ontem mesmo, quando realizo o "scan" semanal por
ameacas, encontrei um spywarezinho basico na maquina de minha mulher.

Era uma simples dll, mas estava la.

Essa semana mesmo tive de passar 3 horas na casa do meu Pai porque o PC =
dele
estava abarrotado de... spywares.

Eu particularmente achei muito interessante a decisao da Symantec de =
mudar
sua politica, passando a classificar adwares e spywares como ameaca a =
ser
pega pelos seus produtos (as ultimas atualizacoes dos seus produtos
anti-virus tratam adware e spyware como virus). Espero que seja uma
tendencia daqui pra frente em relacao a outros fornecedores de produtos.

Nao da mais pra fazer de conta que os adware e spyware sao uma ameaca
secundaria.

Romulo M. cholewa
Home: http://www.rmc.eti.br
News: http://www.rmc.eti.br/news
PGP key id 0x7F8A3B40

The wise man learns more from his enemies than a fool does from      =20
his friends. - Chinese Proverb                                       =20
                                                                     =20
                                                                     =20
=20