[O Velho News] FSB x Multiplicador

  • From: O Velho <ovelho@xxxxxxxxxx>
  • To: ovelho@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Sun, 10 Apr 2005 20:32:43 -0300

Amigos,

Estou de Placa Mae e processadores novos. Entretanto, fiquei tanto
tempo sem mudar de MB e CPU que nao sei mais como configurar :)

Seguinte, estou com um Athlon 64 3000+ e uma Gigabyte GA-K8NS-939
(http://www.giga-byte.com/Motherboard/Products/Products_GA-K8NS-939.htm)

Pois bem. Instalandop tudo "default" percebi, pelo programa de
monitoramento que acompanha a MB, que a o processador estava operando
a frequencia de 1.800Mhz, aproximadamente. Depois de consultar alguns
amigos pelo telefone, ficou claro que era por causa do multiplicador
que estava em 9 e do FSB que estava em 200 (9 x 200 = 1.800) pois bem,
para conseguir tirar tudo do processador (3Ghz), eu teria que colocar
o multiplicador a 15 pois 15 x 200 = 3.000. Mas as minhas memorias sao
DDR 400. Isso quer dizer que eu poderia colocar o FSB a 400 e o
multiplicador a 7.5 ? Se for verdade, porque o FSB da minha MB nao
pode mudar (na BIOS) de 200 ?

Saude e Paz !

O Velho
http://www.ovelho.com