[newsletter.aefcml] AEFCML | Posição dos alunos da FCM | NOVA sobre a ponderação de médias para o acesso ao Internato Médico | Suplemento ao Diploma MIM FCM | NOVA | Médico Ativo, Paciente Ativo 2ª edição | Alliance Française |

  • From: "Newsletter AEFCML" <newsletter@xxxxxxxxxxxxx>
  • To: <newsletter.aefcml@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Sun, 28 Oct 2012 15:11:35 -0000

    Nesta Edição:

> [...]

edição | Alliance Française |

   Posição dos alunos da FCM | NOVA sobre a ponderação de médias para o

                Na Reunião Geral de Alunos do passado dia 9 de outubro, os
alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
deliberaram que a ponderação de médias a utilizar para efeitos de acesso ao
Internato Médico deve respeitar o seguinte método:Transformam-se as notas
finais de licenciatura de cada uma das escolas para um mesmo intervalo,
digamos [a,b], e depois estandardizam-se essas notas na população total de
alunos . A escolha do intervalo [a,b] é arbitrária uma vez que depois se vai
usar o Z-score. De qualquer forma, escolhemos a=mínimo das notas de
licenciatura do universo total de alunos e b= máximo.Seguidamente usa-se no
Z-score com a média e o desvio-padrão dos alunos todos. Chamamos-lhe Z_1^.A
nota da Prova Nacional de Seriação é também estandardizada tendo em conta
todos os alunos (para estar na mesma escala que a média de licenciatura).
Mantêm-se as diferenças relativas entre os alunos.O aluno i da escola j tem
Z-score para a PNS igual a z_(2,ij)=(y_ij-y ¯¯ e ??Nota:

[...]

   Suplemento ao Diploma Mestrado Integrado em Medicina FCM | NOVA

                Caros colegas,No final do Mestrado Integrado em Medicina, as
atividades desenvolvidas ao longo dos 6 anos podem ser anexadas como
suplemento ao diploma por forma a valorizá-lo para efeitos de Curriculum
Vitae. De acordo com o Conselho Científico da Faculdade de Ciências Médicas,
são suscetíveis de incluir neste suplemento ao diploma, as seguintes
informações complementares:1. Unidades curriculares realizadas no âmbito de
programas de mobilidade e não creditadas para efeitos de conclusão do grau
(exemplo: programa Erasmus);2. Participação em atividades de âmbito
científico/pedagógico (seminários, cursos, etc.) na Universidade Nova de
Lisboa;3. Responsabilidades na Associação de Estudantes da Faculdade de
Ciências Médicas de Lisboa;4. Responsabilidades Institucionais na
Universidade Nova de Lisboa (Conselho Pedagógico; Conselho da Faculdade,
etc.);5. Participação em atividades de âmbito desportivo ou cultural como
aluno da Universidade Nova de Lisboa.

   Médico Ativo, Paciente Ativo 2ª edição

                Todos sabemos que o exercício é uma estratégia importante de
prevenção e tratamento de várias doenças.Mas qual o nosso papel, enquanto
futuros médicos, na sua promoção?A evidência demonstra que os médicos,
quando também eles praticantes, promovem um aconselhamento para a atividade
física mais eficaz e são mais persuasivos junto dos seus pacientes. No
próximo dia 24 de novembro realizar-se-á a 2ª edição das jornadas Médico
Ativo, Paciente Ativo. São objetivos destas jornadas:- Consciencializar os
médicos e estudantes de medicina para a importância da atividade e exercício
físico nos seus planos terapêuticos;- Promover a incorporação de hábitos de
exercício físico na sua rotina diária pessoal e na sua prática clínica (da
teoria à prática);- Divulgar as oportunidades profissionais em Medicina do
Exercício para esta classe.Reserva já na tua agenda! Inscrição online ou na
tua AE.Sabe mais em:
http://www.clinicadasconchas.pt/medicoativopacienteativo/

   Alliance Française

                No próximo dia 5 de novembro tem início o Curso de Francês
para Universitários, promovido pela Alliance Française, no qual os sócios da
AEFCML têm 30% de desconto.Para mais informações
consultahttp://www.alliancefr.pt/af/lisboa/alliance-francaise-lisboa/noticia
s/890-formacao-intercampus.

JPEG image

JPEG image