[minixbr] Re: FD0c

  • From: "Luiz Capitulino" <lcapitulino@xxxxxxxxxxxx>
  • To: minixbr@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: 8 Dec 2003 13:09:05 -0000

Wagner (e Marcelo),

On 12/8/2003, "wagner" <wjg1@xxxxxxxxx> wrote:

>Desculpem mais uma vez

 hey, estamos aqui para isso. :)

 nao se preocupe, vai chegar o seu dia de responder perguntas
tambem. :)

>Gostaria de saber (no Minix) como montar a unidade A
>sei que o comando =E9 mount e unmount, por=E9m n=E3o est=E1 funcionando

 o comando e' esse mesmo. No Unix, voce tem que especificar a
unidade e o ponto de montagem. A unidade e' o dispositivo, o
ponto de montagem e' onde os arquivos do disquete vao estar
disponiveis.

 A maioria das unidades de disquete sao representadas por:
/dev/fd0. Entao se voce quiser ter os arquivos do disquete
em /mnt, use o comando:

# mount /dev/fd0 /mnt

 Para desmontar:

# umount /dev/fd0

 note que eu usei apenas o dispositivo.

 o dispositivo /dev/fd0c, e' a segunda particao do disquete. No
Minix, os disquetes podem ser particionados. Mas _acho_ que
isso so' deve ser util na instalacao.

 um detalhe importante e' que o disquete tem que ter o sistema
de arquivos do Minix. O sistema de arquivos e' a forma como o
sistema operacional organiza os arquivos em um meio de
armazenamento. O Minix 2.0.0 apenas reconhece o proprio sistema
de arquivos do Minix (acho que tem a possiblidade de ele
reconhecer coisas do MS-DOS tambem, mas com certeza nao reconhece
o do GNU/Linux).

 Para criar um sistema de arquivo do Minix em um disquete, insira
um disquete no drive e digite:

# mkfs /dev/fd0

 note que os dados serao perdidos. Depois desse comando voce
consegue montar o disquete como expliquei acima.

-- Luiz Capitulino
--
Para se descadastrar, mande um e-mail para:
minixbr-request@xxxxxxxxxxxxx