[manguebit] Re: Fedora Core 8

  • From: mulatinho@xxxxxxxxxxxxxxxx
  • To: DAVINO WAGNER DA SILVA MARIANO <dw_guitar@xxxxxxxxxxx>
  • Date: Sun, 23 Dec 2007 08:54:36 -0300

E aí gente!?

Quoting DAVINO WAGNER DA SILVA MARIANO <dw_guitar@xxxxxxxxxxx>:

Oi alexandre não estou conseguindo instalar a placa de rede no fedora 8 ta uma bronca do kcte da uma dica ! a placa mãe é uma asus p5ld2-x a rede é attansic tudo isso eu consegui olhando a apostila mas não deu pra instalar valeu abraço feliz natal.....

Davino, muita calma nessa hora, essas coisas são assim mesmo, as vezes agente se depara com uns lances desses mas é legal que agente aprende mais ainda linux, eu dei uma rápida pesquisada, também sei que a ASUS tem um bom suporte a linux, descobri que no CD da sua placa mãe tem o driver que você quer (coisa difícil de acontecer, tendo em vista que os drivers na sua maioria são pra windows). Você tem que descobrir o nome do pacote pra agente te ajudar. Geralmente ele deve estar no formato ".tar.gz" e dentro deve ter uns arquivos ".c" e ".h" que são arquivos fonte da linguagem de programação C, além de um "Makefile" que serve pra dar as instruções de compilação, seguinte, tenta isso aqui:

1) Localiza o pacote do driver;
2) Extrai ele digitando o seguinte comando no console, ou acho que clicando duas vezes em cima dele abrirá algum programa pra você extrair o pacote, bom eu faço assim:
# tar xfz nomedopacote.tar.gz
3) Provavelmente ele irá gerar uma pasta com o conteúdo de fontes e Makefile dentro, daí você vai mandar ele compilar o código (provavelmente deve ter um README ou INSTALL ensinando o que fazer, dá uma olhada):
# make -C /lib/modules/*/kernel/build M=`pwd`
4) Feito isso ele irá gerar novos arquivos dentro do diretório inclusive um arquivo com extensão ".ko", este arquivo quer dizer que ele é um módulo no kernel do linux e pode ser carregado ou retirado em tempo real. Para carregar ele digite:
# insmod atl.ko (o nome do módulo que eu vi no google)
5) Depois disso sua placa já deve está funcionando! Para testar ela digita:
# ifconfig eth0
Se não houver nenhum erro sua placa tá instalada com sucesso, pra pegar ip via dhcp é só digitar o seguinte comando:
# dhclient eth0
Se quiser colocar IP fixo:
# system-config-network
ADSL ou Velox:
# adsl-setup ou pppoe-setup

Se precisar de mais informações, tenta achar o nome do pacote e me diz o que tem dentro que eu te oriento melhor, mas acho q se você seguir esse passo-a-passo você já deve estar lendo esse e-mail no linux daqui a algumas horas! :-)

um abraço meu velho,
Alexandre Mulatinho.