[gulf] Re: adaptador AIPTEK

  • From: Rogerio Acquadro <racquad@xxxxxxxxxx>
  • To: gulf@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Fri, 21 Mar 2003 21:28:28 -0300

Lunazzi,

    Andei pesquisando no site do fabricante de sua camera e não há
qualquer referência quanto ao suporte de Linux por esse modelo. Eles são
bem específicos ao dizerem que suportam apenas Windows 98/Me/2000. Seria
necessário entrar em contato com eles e ver se eles desenvolveram algum
driver para Linux e para qual versão do Kernel.
    De qualquer maneira, o módulo de USB no seu Kernel deve estar
ativo... isso ultimamente tem sido o padrão.
    Novamente esbarramos em um grande problema: não é que o Linux é ruim
e não suporta a câmera em questão. O problema é que a empresa não abriu
o código fonte do driver da câmera (não deixou-o livre, dando chance
para alguém portá-lo para Linux) e nem escreveu seu próprio driver para
Linux, mantendo o usuário amarrado no Windows. Mas, de qualquer maneira,
existe o utilitário GPhoto, responsável pela comunicação do computador
com a máquina (mas para isso é necessário o driver).
    Ficou claro?

    Abraços

    Rogerio

http://www.aiptek.com/support/pencam-faq.htm