[gulf] Linux no IFGW

  • From: Rogerio Acquadro <racquad@xxxxxxxxxx>
  • To: gulf@xxxxxxxxxxxxx, gpsl@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Sun, 30 Mar 2003 21:27:30 -0300

    Ola pessoal!

    É com grande alegria que escrevo este mail. O primeiro passo para a
implementação de Software Livre no IFGW foi dado hoje, 27/03/2003. Foram
liberadas três PCs (PCs de respeito, Pentium 4 com 256 Mbytes de memoria
e bla bla bla, não pé de chinelo) para a instalação de GNU/Linux.
    O sistema escolhido foi o Debian. Hoje foi instalado em um deles
(carinhosamente apelidado de cebolinha, por falta de nome melhor) e
amanhã esperamos recompilar o kernel dele (para otimizar e melhorar o já
surpreendente desempenho) e replicar a imagem para os outros três micros.
    Os micros estão para uso geral da comunidade (tanto da física como
de outros institutos). Existe um usuário genérico para seu login (o que
não sei se é bom ou ruim). O procedimento é questionável, mas é o mais
simples e o mesmo adotado nos Windows XP da mesma sala.
    Por enquanto, os Linux compartilham apenas de acesso a internet. O
acesso as impressoras ainda não foi implementado (por estar em outra
subnet, necessitar autenticação no domínio NT e falta de tempo também).
    Peço a todos que tenham um tempo para fazerem um test drive naquelas
máquinas. Elas estão localizadas na sala LEI 207. Bom passeio!
    Aproveito o mail para fazer dois comunicados: o primeiro é sobre a
palestra sobre sofware livre na FEM amanhã (sexta feira, eu sei... está
em cima da hora este mail.. desculpem), ao meio dia, ministrado pelo
aluno de graduação Glauber de Oliveira Costa, da Engenharia de Controle
e Automação. É uma palestra extremamente educativa e seu conteúdo é
totalmente voltado para o entendimento da filosofia do software livre!
Quem puder, apareça, pois realmente vale a pena!
    Outro comunicado: encontrei com o Pedrinho (DCE e GPSL) e ele me
disse sobre a intenção do pessoal do IFCH de realizar um evento no
instituto sobre software livre. Este evento contaria além de palestras
(mais técnicas sobre uso de softwares em específico, como Linux e
Openoffice, um apanhado geral) um install fest também. Seria o primeiro
install fest realizado pelo GPSL + GULF. Para isso será preciso a
colaboração e a ajuda de todos! Em breve estaremos dando mais detalhes a
respeito deste evento.

    É isso aí!

    Sejamos Livres!

    Grande abraço