[cocfoz-maternal2b] Reunião José Elias

  • From: Cibeli Saling <cibelisaling@xxxxxxxxxxx>
  • To: "cocfoz-maternal2b@xxxxxxxxxxxxx" <cocfoz-maternal2b@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Sun, 23 Mar 2014 20:17:52 +0000

Olá pessoal! Gostaria de saber se vamos marcar uma reunião com o José Elias?
Temos que escolher uma data e horário que o maior número de pais possa
participar.Andei procurando informações sobre a Educação Infantil em artigos e
no próprio site do MEC. Além das aulas de inglês que não estão ministradas e
estão sendo cobradas, tenho outras preocupações e talvez seja a preocupação de
alguns pais também. * Como eu já havia comentado achei a nossa primeira reunião
muito ruim, faltou um planejamento da escola junto com a professora. A reunião
pelo que me pareceu era para nos colocar as regras da escola e acabou tomando
outro rumo e a professora não soube conduzir o assunto. E quando a Nayara foi
chamar a coordenadora Adrine ela não veio nos esclarecer as dúvidas e não houve
nem sequer a preocupação dela de contatar os pais para saber o que queríamos.
Pra mim é falta de interesse.* O espaço externo da escola é excelente e bem
pouco aproveitado. É um cartão de visita e um diferencial pra quem visita a
escola pela primeira vez. Eu tive a melhor das impressões quando fui conhecer a
escola e vi toda a área verde que existe e infelizmente as crianças vão bem
pouco fazer atividades externas. Pelo que o Bernardo me conta, tem dias que só
dão uma caminhada para ver o jabuti e voltam pra sala. Acho que seria tão bom
se eles pudessem explorar mais este espaço.* Quanto à quantidade de alunos por
turma, independente de haver uma lei ou não (abaixo coloco a resolução do MEC
que regulamenta no máximo 20 crianças para 3 anos de idade e 25 crianças para 4
anos) acho que deveríamos conversar com o José Elias a respeito. Afinal
escolhemos a escola por considerarmos de qualidade e oferecer o melhor para os
nossos pequenos. Numa sala com 24 alunos, 1 professora e 1 auxiliar, não será,
com certeza, aproveitado o potencial de cada criança. No ano passado eram 16 na
turma deles!* Outro assunto é a auxiliar que já mudou várias vezes. Desta forma
a pessoa que auxilia a professora está sempre aprendendo e quando começa a se
inteirar da rotina das crianças e as crianças começam a gostar dela, muda para
uma nova pessoa. Nesse ponto começo a questionar a política da escola na
contratação das professoras. Uma empresa com grande rotatividade de
funcionários não é um bom lugar para se trabalhar. Sinceramente não sei se é o
caso do COC, mas considerando que não conseguem admitir uma professora de
inglês nem manter uma auxiliar por mais de 1 mês numa turma, começo a pensar
que há algo de errado.Cada escola deve ter uma Proposta Pedagógica e podemos
ter acesso para ver todo o planejamento da Educação Infantil.Enfim, acho que
devemos fazer a nossa relação de assuntos a serem abordados na reunião e marcar
o mais breve possível uma conversa com o José Elias.
Segue abaixo informações retiradas do site do Ministério da Educação (MEC) e de
relevância:1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche
ou na pré-escola

• A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria
Municipal de Educação?
• O alvará sanitário está afixado em lugar visível?
• A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
• Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à
participação das famílias?
• Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
• Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e
aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
• A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?
• Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento
materno?
• As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?
• Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:
• 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
• 15 crianças de 3 anos?
• 20 crianças de 4 até 6 anos?
• As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis,
limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
• O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
• A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para
garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
• A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em
caso de acidentes?

2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na
educação infantil

• Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.
• Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
• Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
• Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
• que músicas cantou ou ouviu;
• quais brincadeiras aconteceram;
• que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
• qual livro a professora leu;
• que história a professora contou;
• o que ela está aprendendo, entre outras.

3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o
atendimento na educação infantil

• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria,
timidez ou choro).
• Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu
olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado
físico e emocional.
• Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como
está a relação com a turma.
• Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

Qual deve ser o número de crianças por turma na educação infantil?

O número de crianças por professor deve possibilitar atenção,
responsabilidade e interação com as crianças e suas famílias. Levando em
consideração as características do espaço físico e das crianças, no caso
de agrupamentos com criança da mesma faixa de idade, recomenda-se a
proporção de 6 a 8 crianças por professor (no caso de crianças de zero a um
ano), 15 crianças por professor (no caso de crianças de dois a três ano) e
20 crianças por professor (nos agrupamentos de crianças de quatro e cinco
anos).