[gulf] Re: duvida

  • From: Rogerio Acquadro <racquad@xxxxxxxxxx>
  • To: gulf@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Mon, 25 Aug 2003 18:18:04 -0300

José Lunazzi OPT05-07 wrote:

>Fico curioso, e acho que muita gente também deve ter curiosidade por
>saber como funciona essa fiscalização.
>Considerando que no micro pode ter informação confidencial, como é que o
>fiscal vasculha o micro?
>Por outro lado, não seria possível ter um sistema que abre em Linux a
>menos que você acione um comando que o mostre funcionando em Windows?

Realmente essa eh uma pergunta que eu nao sei responder. Sem sombra de
duvidas, devem haver arquivos dentro de nossos computadores que nao
gostariamos que simplesmente fossem abertos.
Das duas uma:
1) Os fiscais possuem mandatos judiciais que permitem esse tipo de
"invasao", mas com respaudo legal
2) Eles apenas vasculham as areas de arquivos executaveis para ver quais
os programas instalados

>Em português? pois o inglês não é (ainda) língua oficial no Brasil.

Essa eh outra duvida. A licenca GPL, por exemplo, tem validade apenas em
ingles. Existem traducoes, mas que nao tiveram sua validade colocada a
prova. Em contrapartida, o ingles nao eh realmente a lingua oficial
brasileira, fazendo da licenca algo nao valido para o territorio nacional.
Eu ja entrei em contato com Fernando Roxo, uma ocasiao, e debatemos
justamente essa duvida. A GPL nunca foi colocada a prova, para que sua
eficacia fosse realmente testada.

>Tem StarOffice gratuito (versão mais antiga) e StarOffice pago (versão
>mais recente), é isso, depende da versão.
>Nenhum é livre, mas entendo que o gratuito não pode trazer problemas com
>fiscalização.

Sim, ate a versao 5.2 o StarOffice era gratuito. Mas a Sun (dona dos
direitos do StarOffice) nao disponibiliza mais para download o software.
Atualmente, a unica versao disponivel do StarOffice eh a 6.0, paga.
Mas, deixemos o StarOffice pra la. OpenOffice.org eh um software
extremamente robusto e sua nova versao (1.1) esta quase na versao final
(lancaram recentemente a Release Candidate 3). Eu tenho a 1.1RC2 e estou
extremamente satisfeito. As melhorias em relacao a versao 1.0.x sao
inumeras, tanto em velocidade como em recursos.

Rogerio

--
 :::  .''`.  :::  Rogerio Acquadro <racquad@xxxxxxxxxx>
 ::: : :'  : :::  ICQ UIN: 6543753