[gulf] Re: Querem instalar GNU/linux sem dor de cabeca?

  • From: "Prof. José J. Lunazzi" <lunazzi@xxxxxxxxxxxxxx>
  • To: gulf@xxxxxxxxxxxxx
  • Date: Thu, 03 Apr 2003 18:47:29 -0300

Com algúns cuidados, como o de verificar a veracidade do monitor que era
reconhecido, eu consegui instalar o RedHat sem problemas.
Talvez tenha mais prática que a média dos desconhecedores, mas
instalação já não era problema para mim. O problema é usar, e confesso
que não fui atras dos manuais da RedHat, que estariam disponíveis pela
internet. Ha algum manual gráfico, que mostre por meio de figuras de
tela? Não precisa ser alguma dessas belezas que funcionam com Flash, mas
apenas mostrando a parte da tela em questão. Ocuparia muito mais
espaço,  mas seria mais eficiente. Em html, por exemplo.

Após ficar contaminado pelo Windows, a capacidade para aquirir novas
informações como usuário me ficou limitada, ou é simplesmente a idade ou
o acúmulo de tarefas, que cada dia são mais as que realizamos pelo
computador. O problema exemplo que tenho é com o driver da camera
AIPTEK, que um dos gulfenses achou para mim (obrigado). O coloquei em
uma pasta do Linux, mas esqueci como se fazia para descomprimir um .gzip
, coisa que já tinha feito uma vez, mas acho que foi dentro do Windows.
O Rogério me disse que procurasse pelo Konkeror um programa kar ou coisa
assim, não lembro o nome, mas esse programa não estava. Pelo outro
caminho, o de abrir um "Shell", falhei pois não soube fazer a digitação
certa.
Se tivesse ele descomprimido, onde o colocaria? Tentei colocar o
arquivo, mesmo comprimido, no diretório "dev", que por significar
"devices" supus que seria o indicado, mas a entrada não foi aceita, nem
no dev/usb
Bem, esse é um exemplo de meu nível de ignorância linúxica.

Lunazzi