[fep] Re: [fep] tensão de ruptura

  • From: "Peninha" <millorl@xxxxxxxxxxxx>
  • To: <fep@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Tue, 2 Dec 2003 10:11:33 +0200

Boris,

Não quero parecer chato mas acho que o circuito não vai funcionar.
Imaginando um circuito aberto (que é como o capacitor se comporta para
corrente contínua), não importa qual a reistência em série, a tensão sobre o
capacitor será sempre igual a da fonte. Simplesmente tire o potenciômetro e
ligue a fonte direto no capacitor. É a mesma coisa do que ligar com um
resistor em série. Então, imagino que variando o potenciômetro não alterará
a medição no voltímetro que deverá ser a mesma que a da fonte.
Sendo assim, proponho um circuito semelhante (ver circuito1.jpg)
Neste circuito vc varia a tensão na fonte, variando a tensão no capacitor.
Quando registrar corrente, entao vc está na faixa da tensão de ruptura. É
necessário o resistor em série para limitar a corrente caso o capacitor se
torne um curto. Escolha um resistor apropriado imaginando que o capacitor se
torne um curto e que a corrente entao gerada não queime a fonte nem o
resistor. V/R = I  e P = V*I . Utilize resistores de alta potência para que
sua resistência não precise ser muito alta, a fim de não mascarar a corrente
no amperímetro.
Ex. usando um resistor de 5W. Para tensões até 50V => 5 = 50*I => I = 100mA
=> R = 500Ohms. Pode colocar vários em série se precisar.

Se vc achar que variar a fonte não é gradativo o suficiente, vc pode tentar
o circuito2.jpg usando um potenciômetro em paralelo com o capacitor.
Neste circuito, a tensão no capacitor é a mesma que a tensão no resistor R
que é, por sinal, igual a Vcap= Vf*R/(RP+R). Por esta fórmula vemos que se R
= 0 então Vcap = 0. Conforme R aumenta, temos um aumento progressivo em
Vcap. Quando R >> RP temos Vcap = Vf.
A parte interessante aqui é notar como é a cara deste gráfico. Enquanto Rp >
R, a tensão sobe rapidamente no capacitor, sem nenhum ajuste fino. Mas
quando R > Rp, a tensão sobe cada vez mais lentamente e vc consegue a
precisão que vc quiser na tensão Vcap. Veja gráfico de exemplo no
circuito2.jpg. Ele foi gerado usando um Rp = 100Ohms e um potenciômetro de
5K. A tensão na fonte é 50V. Este é um circuto com boa precisão para Vcap
entre 40 e 50V. Dimensione R e Rp para conseguir a precisão na faixa que vc
quer explorar o capacitor.
Se tudo mais falhar, pegue um potenciômetro multivolta na minha mochila do
Indian Jones (que está com o Leonardo).
ahh sim, o funcionamento deste circuito é o mesmo, quando registrar corrente
no amperímetro é porque a tensão de ruptura foi atingida.

Espero ter ajudado. Se ficou confuso, mande e-mail, me ligue, sei lá.

Abraço,

Pena.