[fep] Re: [fep] Re: Novas características do capacitor

  • From: "Peninha" <millorl@xxxxxxxxxxxx>
  • To: <fep@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Wed, 26 Nov 2003 15:34:06 +0200

Eu tive uma idéia para calcular a capacitância.

O tempo de carga e descarga do capacitor está relacionado com a sua
capacitância por uma fórmula que aposto que alguém tem. Se ninguém tiver a
gente deduz, mas é fato que isto ocorre porque quanto maior a capacitância,
mais cargas por volt cabem no capacitor e, portanto, maior o tempo de carga
de descarga.
Podemos usar o osciloscópio no modo Trigger, e colocamos um trigger
(disparo) externo: a tensão no capacitor. Estipulamos um valor de disparo
levemente abaixo da tensão que usaremos para carregar o capacitor.

Isto feito, carregamos o danado, ligamos o trigger, e damos o curto. No
osciloscópio vai aparecer a curva de descarga do capacitor, onde podemos ver
exatamente o tempo que levou para chegar a zero. Usamos a fórmula e achamos
a capacitância. Se não conseguirmos a fórmula, podemos integrar a corrente,
que terá uma relação direta com este gráfico no osciloscópio, mas preciso
pensar um pouco.

Podemos repetir as medidas para várias tensões de carga e fazer as
estatísticas adequadas, obtendo uma capacitância média e o erro associado. O
que acham?

Abraços

Pena