[fep] Refinaria de MAUA

  • From: "Georgia" <georgia.codato@xxxxxxxxxxxx>
  • To: <fep@xxxxxxxxxxxxx>
  • Date: Fri, 24 Jun 2005 17:43:14 -0300

Vocês conseguiram analisar alguma coisa?
Na quinta e o Guilherme fomos na refinaria de Mauá. Não pudemos tirar foto e
eles não dão amostras.
Mas é o seguinte, pelo que entendemos, não conseguiremos dizer se a gasolina
foi ou não adulterada. Nem eles mesmos podem fazer isso! É como o cara
estava falando o padrão de octanagem deles é 82, se por algum motivo eles
tem que liberar uma gasolina com 83 de octanagem, eles perdem muuuuuita
grana. E uma gasolina dessa na mão dos caras que adulteram é felicidade na
certa, e a gasolina não sai do padrão. Segundo um dos caras lá, ele disse
que 0,1 de octanagem na gasolina é o suficiente pra 4 pessoa se aposentarem.
Eles têm um valor padrão pra saturados, então se tem mais de um componente e
menos do outro... continua dentro do padrão. E os valores dos componentes
também variam com a refinaria, embora todas tenham um padrão de saturado pra
seguir.

Uma outra mulher, tem um aparelho, acho que chama-se PONA, disse que
podíamos falar com ela se precisássemos. Esse PONA consegue medir a
quantidade de cada substancia. Tem cerca de 400 substancias diferentes. Mas
tb não sei se ajudaria, já que não sabemos o que tem na nossa.

Concluindo, acho que não podemos dizer se a gasolina foi ou não adulterada,
podemos identificar as substâncias que estão a mais em relação ao nosso
padrão, já que isso não significa que possa ser considerada adulterada.

Espero ter escrevido tudo direitinho, foi muita informação.

Gui se tiver alguma coisa pra acrescentar ou corrigir, escreve, ok?

Georgia